Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

As Plantas Medicinais «E»

As Plantas Medicinais «E» EMBAÚBA - O suco da raiz serve para tratar úlceras cancerosas. De suas folhas se faz um xarope que debela tosse, asma, gripes e coqueluche. Tonifica o coração, regularizando suas batidas. Provoca a urina.

ENDRO - Anethum graveolens-Pastinaca anethum Para dispepsias, cólicas, arrotos, flatulências e hiperacidez estomacal usam-se as sementes em infusão. Externamente, nas inflamações dos olhos, pode-se aplicar compressas embebidas com o chá das sementes; já os banhos de vapor tiram as dores da matriz. O endro também pode ser fervido em azeite de oliva para ser aplicado quente sobre furúnculos, amadurecendo-os e retirando a dor. O que usar: sementes.

ERVA CIDREIRA - Melissa Melissa officinalis - Cymbopogon citratus Indicada contra as doenças do estômago, nervos, insônia, dores, desmaios, resfriados, gases, epilepsia, enxaquecas, má circulação do sangue, palpitação do coração e vertigens. Extremamente usada como calmante. Dores de dente podem ser aliviadas bochechando-se com um pouco de seu chá quente. Seu chá, morno, também pode ser utilizado em lavagens intestinais, com grandes resultados nas diarréias com sangue. Externamente, pode-se aplicar folhas frescas de erva-cidreira sobre as pálpebras, acalmando as dores em olhos inflamados. Cataplasmas quentes aplicados sobre o ventre acalmam toda classe de dores do intestino, fígado, matriz e estômago. Banhos com esta erva possuem propriedades calmantes. O que usar: flores e folhas frescas. Compressas: feridas. Banho: calmante.

ERVA COBRE - Guaco - Erva-de-cobra - Coração-de-Jesus Mikania cordifolia Em banhos, é empregada contra gota e reumatismo. Externamente, pode-se empregar o suco das folhas, em fricções, nos casos de nevralgias, contusões, gota e reumatismo, sobre as partes doloridas. O que usar: planta.

ERVA DE BICHO -

OBS: É considerada abortiva, não sendo recomendada para mulheres em gestação. Forma de uso : Para afecções das vias urinárias, erisipelas, eczemas, varizes, fragilidade capilar, e como estimulante da circulação, a literatura recomenda o seu chá preparado adicionando-se água fervente em 1 xícara (de chá) contendo 1 colher (de sopa) de folhas e ramos picados, na dose de 1 xícara (de chá), 3 vezes ao dia. Recomenda-se também para seu uso externo, em aplicações locais de seu chá concentrado contra afecções da pele, feridas e úlceras varicosas, e na forma de banho de assento, contra hemorróidas, e como cataplasma, nos casos de reumatismo, artrites e dores musculares. Em banhos, contra hemorróidas, coceiras e dermatoses. Cozinha-se a planta.

Fonte - http://www.cultivando.com.br: ERVA-DE-BUGRE- Erva de lagarto - Erva de teiú - Língua de teiú - Café-bravo Casearia sylvestris; Samyda sylvestris Depurativa do sangue, sendo usada contra sífilis, moléstias da pele e nas hidropisias. O que usar: folhas e raiz.

ERVA-DE-COBRA - Guaco - Erva-cobre - Coração-de-Jesus Mikania cordifolia Em banhos, é empregada contra gota e reumatismo. Externamente, pode-se empregar o suco das folhas, em fricções, nos casos de nevralgias, contusões, gota e reumatismo, sobre as partes doloridas. O que usar: planta.

ERVA DE LAGARTO - Indicado contra sífilis, reumatismo, coceiras e feridas rebeldes. Posologia e modo de usar: contate-nos ERVA DE PASSARINHO - Nas hemoptises, pneumonias, bronquites, dores e pontadas no peito.

ERVA DE SANTA LUZIA - Erva-andorinha Euphorbia brasiliensis Fornece uma boa cataplasma para curar úlceras crônicas e feridas velhas. Nas inflamações dos olhos. O que usar: folhas machucadas.

ERVA DE SANTA MARIA - Vomiqueira - Erva formigueira Chenopodium ambrosioides Poderoso vermífugo, também combate as doenças nervosas, hemorróidas, varizes, dores e indigestões. Emenagogo. O que usar: tintura, sementes, flores e folhas. Folhas e sementes - Infusão e tintura: na tuberculose, bronquite, tosse, e como diurético e calmante. Sumo: vermífugo.

Entre seus poderes mais difundidos está o de expulsar parasitas intestinais (comprovado cientificamente - cerca de 60% de seu óleo essencial é composto por ascaridol que age contra Ascaris lumbricoides - mas em grande quantidade pode ser tóxico e hoje há anti-helmínticos mais eficazes e seguros), aliviar cólicas, diminuir gazes, estimular o apetite, melhorar a digestão, curar picada de insetos, bronquites, úlceras e tantos outros males.

ERVA DE SÃO JOÃO - Catinga de Bode Nas tosses, bronquites, gripes e resfriados, diarréia, cólicas, gases, reumatismo. O que usar: folhas.

Essa erva é usada com mais frequência no tratamento da depressão, mas também tem uso tópico (diretamente sobre a pele) no caso de problemas de pele, inclusive eczema. Ela contém uma substância chamada hipericina que se acredita ter propriedades anti-inflamatórias

ERVA-DO-CAPITÃO - Barbarosa - acariçoba - acaciroba - acaricaba Hydrocotyle umbellata - Hydrocotyle bonariensis Esta erva é aperiente, desobstruente, diurética e tônica. Usa-se sua raiz em decocto no combate às afecções do baço, fígado e intestino, diarréia, reumatismo e sífilis. Suas folhas só devem ser usadas externamente, e nunca internamente, pois afirma-se que são venenosas. Na aplicação externa, no combate às sardas e outros tipos de manchas de pele, a planta toda é usada em decocto. O que usar: planta.

ERVA DO FÍGADO - Usada nos distúrbios do fígado e baço. Hepato protetora. ERVA DOCE - Funcho -Anis São estimulantes, depurativos, carminativos, usados em cólicas e na eliminação de gases intestinais em crianças. Também nos males do intestino, obesidade, cãibras, reumatismo, diabetes, olhos, memória, nas mordedura de cobras e escorpiões, e estimula a secreção láctea. Sua raiz é diurética e faz aumentar o leite das mães. O que usar: raiz e sementes. Posologia e modo de usar: contate-nos ERVA DUTRA - Mikania martusiana Para abscessos internos, anginas, diarréia rebelde, hemoptises, rouquidão e vômitos. O que usar: folhas e talos.

ERVA GROSSA - Nas tosses e bronquites. Também usada para dissolver cálculos renais. ERVA MACAÉ - Nos vômitos e embaraços gastrintestinais. Nas diarréias de crianças. ERVA MATE - Ilex paraguayensis / brasiliensis Reanima as forças corporais e cerebrais. Dá resistência à fadiga, ativa a circulação, excitante, tonificante, diurético, digestivo, laxante. Na dispepsia, e nos distúrbios estomacais e hepáticos. O que usar: folhas.

ERVA MOURA - Carachichu - Maria preta - Pimenta-de-galinha - Guaraquinha Solanum nigrum - Solanum crenato dentatum - Solanum hortense - Solanum inops - Solanum officinarum - Solanum pterocaubon - Solanum ptycanthum ATENÇÃO: USO EXTERNO. Em cataplasmas, é boa para combater tumores inflamatórios, furúnculos, panarícios e queimaduras. O chá feito com o cozimento de suas folhas é bom para lavar partes inflamadas, irritadas ou dolorosas. Pode-se aplicar suas folhas, frescas, machucadas, sobre feridas e úlceras. O que usar: folhas frescas.

ERVA POMBINHA - Possui propriedades diuréticas e desobstruentes, indicada para eliminação de cálculos renais e biliares.

ERVA SILVINA - Nas hemoptises, nas diarréias sanguinolentas e na tosse de tuberculosos.

ERVA TOSTÃO - Agarra-pinto - Amarra-pinto - Pega-pinto - Tangaraca - Bredo-de-porco. Boerhaavia hirsuta Indicada contra inflamações da bexiga, congestões do fígado, cálculos biliares, icterícia e ingurgitamento do baço, além de combater o nervosismo. Age, de forma suave, como diurético nos rins. O que usar: sementes, raiz e folhas.

ESPINHEIRA DIVINA - Nas dores do estômago. Laxativo. ESPINHEIRA SANTA - Salva-vidas - Espinho de Deus Maytenus hicifolia Obs: Não utilizar durante a amamentação Cicatrizante e desinfetante. É, ainda, boa para os rins, pois acalma as dores e neutraliza o ácido. Nas úlceras, gastralgias e dores de estômago. O que usar: folhas. Infusão das Folhas: analgésica, desinfetante, cicatrizante, dores, gastrite, úlcera, propriedades laxantes, e diuréticas. Sumo: feridas, acne, eczemas.

ESTIGMA DE MILHO - Barba de milho Diurético. Nos cálculos renais.

Em chá de cabelo de milho,a sabedoria antiga das nossas vovós nos ensina sobre isso. O cabelo de milho são os fiozinhos amarelos ou amarronzados que ficam na ponta da espiga de milho. Ele é conhecido em várias partes do Brasil por “barba de milho” ou “estigma de milho”. O cabelo de milho é diurético e o chá auxilia no problema da retenção de líquidos que incomoda muita gente. Também em forma de chás é indicado para potencializar o emagrecimento.

Modo de fazer o chá de cabelo de milho: Ingredientes: 1 e 1/2 colher (sopa) de cabelo de milho e 500 ml de água filtrada. Preparo: Leve tudo no fogo para ferver. Quando ficar morno, coe e beba. * Quantidade Recomendada :-1 xícara (chá) a cada 12 horas (no período de retenção). OBS:Pessoas com dificuldade de urinar por conta de inflamações na próstata devem evitar esse chá porque pode agravar a dor. O chá de cabelo de milho, elimina o ácido úrico, dissolve areias e cálculos renais, diminui dores, purifica o sangue, diurético, combate infecções de vesícula dos rins e da bexiga, segundo a Faculdade Unioeste. EUCALIPTO - Eucalyptus globulus É anticéptico e antiespasmódico.

Combate febres, gripes, diabete, bronquite, asma, gangrena pulmonar, males da bexiga e das cadeiras. O óleo das folhas pode ser usado nos casos de asma e bronquite (inalação), e ainda como cicatrizante e desinfetante (chá). A decocção das folhas também pode ser usada nos casos de bronquite, febre, estomatite, faringite, gripe, resfriado, tosse, sedativo, desinfetante, sudorífero. O que usar: folhas verdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário