Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

As Plantas Medicinais «X»

As Plantas Medicinais «X»
XIRIMBEIRA - Cipó-dourado - Cipó-chumbo - Fios-de-ouro - Cuscuta. Cuscuta umbellata Toda a planta utilizada em forma de chá é excelente adstringente, estomáquico e diurético. Usado nas bronquites, tosses e catarros.

O que usar: tintura e planta.Popularmente conhecida como cipó-chumbo,cipó-dourado,fios-de-ouro,anó-peipa. erva trepadeira de caule fino,cor-amarelo alaranjado e sabor amargo. cerca de 12h depois de ter saído de sua semente,o cipó-chumbo(Cuscuta racemosa) lança seu caule em forma de gavinha(vê foto) à procura de um hospedeiro.

Ao cabo de uma semana invade a planta hospedeira,momento em que rompe sua ligação com o solo para se tornar exclusivamente parasita.

Como é totalmente desprovida de clorofila para fazer a fotossíntese,penetra no sistema vascular da planta hospedeira,sugando-lhe a seiva até levá-la à morte.

Reflita: é uma planta medicinal,sendo por exemplo o chá do caule bom para curar:angina,úlceras,afecções da garganta e das vias respiratórias,bronquites,catarros e rouquidão,diarréias. Atenção:Todo e qualquer tratamento deve ser a supervisão e acompanhamento de um profissional habilitado, evite a automedicação.

Parte do texto e foto:http://seresvivosdorn.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário