Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Benefícios do chá de hortelã



Com um sabor muito fresco e picante, o chá de hortelã é muito utilizado para refrescar em tardes quentes de verão.

No entanto, esta planta tem mais benefícios. As suas propriedades são essencialmente digestivas, aromáticas e antibacterianas.

A hortelã vive para além do chá, esta planta tem muitos benefícios, tornando o chá de hortelã rico em vitaminas B, C e D, magnésio, ferro, sódio e potássio. É composta também por mentol, que lhe confere o odor refrescante.

 

6 Benefícios do chá de hortelã


1. Sistema digestivo forte


 Perca peso de forma saudável e não o volte a ganhar!
Ajuda no funcionamento do aparelho digestivo, promovendo o funcionamento das glândulas salivares e algumas enzimas, facilitando assim o processo digestivo.

 

2. Afasta o stress

O seu forte odor, tem um efeito apaziguador e relaxante.  O óleo da planta é ingrediente de muitos medicamentos que têm como função as dores de cabeça e o tratamento de depressões.

 

3. Para uma pele limpa

O seu efeito anti-inflamatório,ajuda a renovar a pele morta e a retexturizar a derme. A hortelã contém ainda ácido rosmanírico na sua composição que ajuda a combater os radicais livres e proteger do cancro da pele.

Pode ser utilizado no tratamento do acne e aplicado diretamente nas borbulhas, para ajudar a secá-las. Folhas de hortelã amassadas também podem ajudar a aliviar a dor de uma picada de inseto.

 

4. Hálito fresco 

O seu sabor fresco é um excelente aliado para pessoas que se sintam desconfortáveis com o mau hálito. Ajuda a dissipar os fatores que provocam este problema.



5. Garganta saudável 

Este chá também é muito eficaz na redução de dores de garganta, e em manter saudáveis a faringe e a laringe.

 

6. Antiemético 

O chá de hortelã ajuda a evitar os vómitos. E pode ser utilizado em caso de gastroenterites, por ser também antiespamódico.

 

Como fazer chá de hortelã? 



 
  1. Ferver 500 ml de água e acrescentar algumas folhas de hortelã fresca.
  2. Preferir as folhas verdes vibrantes.
  3. Deixar repousar durante cerca de 5 minutos e coar.
  4. Pode servir com um pouco de canela.
 

Outras aplicações culinárias http://www.vidaativa.pt/a/cha-de-hortela/


Pode utilizar também a hortelã para temperar saladas e outras refeições. E acrescentar a gelados, sumos (limonada, limanada, laranjada...), intensificando assim o sabor fresco.

A hortelã adapta-se a qualquer ambiente. Pode ser boa ideia ter um vaso em casa para que a possa consumir sempre fresca nos seus cozinhados e assim também perfuma o ambiente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário