Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

terça-feira, 15 de outubro de 2024

Rascunho 5 Uso da Carqueja para Emagrecer

Maria Lopes e a Fitoterapia
Você sabia que as plantas já eram usadas para fins medicinais há cerca de sessenta mil anos? Durante algum tempo, a medicina moderna preferiu ignorar os benefícios trazidos pelos produtos da natureza, mas hoje existem uma infinidade de estudos que mostram que nossos antepassados distantes não estavam equivocados.

Carqueja

Propriedades Medicinais da Carqueja

A carqueja (Baccharis trimera) é uma das plantas que foi bastante estudada pelos cientistas. Nessas pesquisas, várias benefícios da planta, conhecidos popularmente, foram endossados e comprovados. Conheça alguns dos efeitos benéficos da erva:
  • Ela é capaz de reduzir os índices de glicemia no sangue, de acordo com uma análise do seu extrato;
  • Pesquisas feitas com animais mostraram que a carqueja também é capaz de proteger o fígado, pois contém substancias hepatoprotetoras;
  • O uso do extrato da planta em cobaias revelou que ela realmente possui ação digestiva, anti-úlcera, antiácida e anti-inflamatória;
  • Os pesquisadores concluíram ainda que a carqueja é bactericida.

Uso da Carqueja para Emagrecer

Outra propriedade da carqueja e vem se tornando conhecida é a emagrecedora. Quem está de dieta consegue acelerar a perda de peso consumindo o chá da planta. Isso acontece por diferentes razões: primeiramente, ele funciona como diurético e laxante; além disso, o fato da carqueja conter substâncias que estimulam o sistema hepático faz com que o organismo absorva menos gorduras. Dessa forma, é possível emagrecer mais rapidamente e de forma mais saudável. O ideal é consultar um nutricionista para uma dieta balanceada. Faça também atividades físicas e use o chá como um complemento ao programa de emagrecimento.

segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Moradores da periferia do Distrito Federal selecionam resíduos domésticos e de escritórios

Maria Lopes  e  a Fitoterapia 

Moradores da periferia do Distrito Federal selecionam resíduos domésticos e de escritórios


s condições precárias de trabalho dos catadores de materiais recicláveis facilitam a propagação de vírus causadores de doenças. Pesquisadores das universidades de Brasília (UnB) e de São Paulo (USP), do Instituto Butantan e do Campus Biomédico da Itália analisaram por metagenômica amostras de sangue de 120 catadores que em 2017 trabalhavam no aterro da Cidade Estrutural, próximo ao Parque Nacional de Brasília, no Distrito Federal. A maioria (71%) era de mulheres. Os resultados foram comparados com os de 60 doadores de sangue do Centro de Hematologia de Ribeirão Preto. As amostras foram testadas em conjunto e algumas revelaram ácidos nucleicos de vírus, como o HIV (imunodeficiência humana), HCV (hepatite C), da dengue e da chikungunya, não encontrados no grupo-controle. A Cidade Estrutural abriga cerca de 45 mil moradores. Cerca de 2 mil trabalhavam no aterro da Estrutural antes de ser desativado, em 2017; atualmente, recebe apenas resíduos da construção civil. Muitos catadores ainda moram no local e trabalham em cooperativas e associações contratadas pelo serviço de limpeza urbana do Distrito Federal ou como autônomos, recolhendo materiais na rua (Revista do Instituto de Medicina Tropical de São Paulo, agosto).

https://revistapesquisa.fapesp.br/microbios-indesejados-no-sangue-de-catadores-de-materiais-