Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

sexta-feira, 24 de julho de 2020

Comer é o Melhor Remédio

Comer é o Melhor Remédio

Produtos naturais são muito eficazes na prevenção de doenças e, muitas vezes, possuem propriedades medicinais comprovadas por estudos científicos. Como diz o ditado popular: “comer é o melhor remédio”. 

Liga o Som.

Alho (Allium sativum)

alho  é um remédio natural conhecido há milhares de anos, mas foi recentemente que estudos comprovaram a sua eficácia no combate das infecções. Essas pesquisas mostram que o alho possui ação antimicrobiana devido às suas substâncias ativas, principalmente a alcina. Uma dica é esmagar o alho e deixar descansar em água por 20 minutos. Este “suco” ajuda a combater as bactérias nocivas e fortalecer as defesas do organismo contra doenças.


Comer é o Melhor Remédio. 

Gengibre (Zingiber officinale)

Gengibre é considerado antibiótico natural. e conhecido pela medicina popular como “medicamento universal”. O óleo essencial do gengibre possui função bactericida, ou seja, combate as bactérias que causam dano ao nosso organismo.  Para tanto, o gengibre pode ser consumido  ou na forma de chá. É importante destacar que a infusão não pode ser feita com água fervente, mas apenas quente. Dessa forma, é possível manter as propriedades ativas do gengibre.

Cebolinha Verde (Allium fistulosum)

Muito utilizada como tempero, a cebolinha verde possui diversas propriedades medicinais desconhecidas do público em geral. Assim como os demais alimentos mencionados, a cebolinha também atua diretamente no tratamento de infecções, pois atua como bactericida. O ideal é consumi-la crua, em saladas ou como condimento para pratos salgados.

Orégano (Origanum vulgare)

orégano  é um tempero conhecido no mundo inteiro. Mas além do sabor e do aroma marcantes e rico em substância antibacterianas e, por isso, previne uma série de doenças. O orégano reforça o sistema imunológico e combate os radicais livres. Basta adicionar as folhas cruas ou secas em suas receitas para aproveitar todos esses benefícios.

Outros Alimentos e Ervas

  • O própolis é uma substância produzida pelas abelhas, formada por ceras e resinas e misturada ao pólen com ação antibiótica dentro da colmeia, defendendo-a contra micróbios e vírus. ⁣

    Dentre as substâncias que o compõe estão cálcio, estrôncio, ferro, magnésio, silício, bromo e zinco; vitamina A, complexo B e flavonoides. Essa combinação o torna um poderoso antioxidante com ação antimicrobiana.⁣

    O própolis vem sendo estudado há séculos por ter propriedades antibacteriana, antifúngica, anti-inflamatória, hepatoprotetora, antitumoral e antioxidante. Este amplo espectro de atividades biológicas se deve à variabilidade de seus componentes químicos.⁣

    A atividade antiviral do própolis e seus derivados já foi avaliada frente a alguns vírus patogênicos e amplamente comprovada em estudos. A propriedade do própolis mais vantajosa é que ele destrói as bactérias e vírus nocivos, preservando os benéficos ao organismo, como é o caso das bactérias da flora intestinal. ⁣
    Como antiviral, ele combate ao vírus da herpes e da gripe, e pode ajudar na prevenção a pneumonia e outras doenças no trato respiratório (como o Coronavirus).⁣
    Além disso diversos estudos comprovam o efeito hipoglicemiante do própolis, melhorando a sensibilidade a insulina em pacientes pré-diabéticos e diabéticos.⁣
    Recentemente, o própolis vem sendo estudado como emagrecedor porém ainda não temos estudos em humanos. Em experimentos com camundongos, os alimentados com própolis reduziram o teor de gordura corporal em 3 semanas comparado. A eliminação de gordura nas fezes dos camundongos alimentados com própolis foi maior do que o grupo controle, constatando que o própolis diminuiu a absorção de gordura pelo organismo. Em outro estudo foi observado que o própolis também inibe a absorção de triglicerídeos (TG), reduzindo seus níveis séricos. E em mais um estudo foi demonstrado que o tratamento com própolis por 10 dias reduziu o ganho de peso, o tecido adiposo visceral, os níveis hepáticos e séricos de TG, colesterol e ácidos graxos não esterificados em camundongos.⁣
    São necessários mais estudos em humanos para que possamos identificar todo seu potencial.
Beneficios do  Uso do Mel.
Auxílio no emagrecimento, propriedades bactericidas, tratamento para cicatrizes e feridas: conheça todos os benefícios do mel e como usar!
Alimento de alto valor energético, o mel tem sido desde sempre associado às suas propriedades medicinais, mas não é só para isso que serve o líquido adocicado. Pesquisas recentes têm analisado os benefícios do mel sobre o peso e o desempenho esportivo, e os resultados preliminares são bastante promissores.
Além de fortalecer o sistema imunológico, combater resfriados e ser uma excelente fonte de energia rápida, o mel pode ainda ser um aliado de quem está tentando perder peso, mas não consegue ficar sem comer algo de sabor doce.

Propriedades e benefícios do mel

Veremos agora para que serve o mel, entendendo seus benefícios para a saúde e boa forma.

1. Perda e manutenção de peso

Altamente calórico e fonte de carboidratos de alto índice glicêmico, o mel não emagrece, mas, interessantemente, o alimento pode ser um aliado da dieta quando utilizado em substituição ao açúcar. Algumas pesquisas preliminares têm demonstrado que o consumo moderado de mel em uma dieta hipocalórica pode ser benéfico à silhueta pois causa menos impacto na glicemia sanguínea. 

2. Alívio da tosse

Não é à toa que as avós costumam recomendar uma colher de mel ao primeiro sinal de gripe ou resfriado: ajudar a diminuir as inflamações e afastar a tosse estão entre os benefícios do mel. Enquanto a viscosidade do mel ajuda a “revestir” a garganta, o sabor adocicado estimula terminações nervosas que protegem a região dos ataques de tosse.

3. Hipercalórico natural

Seja por fatores genéticos ou por alguma condição de saúde, algumas pessoas têm dificuldade para ganhar peso. Para essas, é importante encaixar na dieta alimentos como o mel, que são altamente calóricos, mas ao mesmo tempo são recheados de benefícios para a saúde.

4. Aliado da prática esportiva

A melhor opção de pré-treino ainda são os carboidratos complexos combinados com uma fonte de proteína, mas caso você precise de energia de maneira rápida, o mel é uma ótima alternativa. Em pouco tempo, a glicose do alimento chegará até suas células, que terão energia para a contração muscular durante os exercícios.
Já o pós-treino é o melhor horário para consumir o mel. 

5. Ajuda a diminuir alergias

Os efeitos anti-inflamatórios do mel fazem do alimento um remédio natural contra alergias. Isso porque o mel apresenta uma pequena quantidade de pólen, e este, por sua vez, causa uma produção de anticorpos pelo nosso sistema imunológico com o temo, resultando em menos “sinais” de alergia – aproveite para conferir os benefícios do pólen também.

6. Propriedades antioxidantes

Um dos benefícios do mel é ser uma boa fonte de antioxidantes, que minimizam os impactos negativos dos radicais livres que podem causar o envelhecimento da pele, dificultar a recuperação muscular no pós-treino e predispor o organismo a doenças. O mel escuro é ainda mais rico em antioxidantes, chegando a conter o mesmo teor dos compostos que o espinafre e o alho.

7. Trata a caspa


De acordo com uma pesquisa publicada no European Journal of Medical Research, aplicar mel diluído em um pouco de água morna no couro cabeludo pode ajudar a tratar a dermatite seborreica, condição que pode causar caspa e coceira na cabeça.

8. Antibacteriano

Pesquisadores da Universidade de Sydney na Austrália comprovaram o que a medicina popular já pregava há muito tempo: o mel tem poderosas atividades antimicrobianas. A explicação estaria no fato de o mel diluído produzir peróxido de hidrogênio, um comprovado agente bactericida.

9. Melhora a memória

O néctar das flores contém antioxidantes que podem atuar na prevenção do dano celular causado pelos radicais livres no cérebro. Em um estudo publicado em 2011 na revista especializada Menopause, pesquisadores observaram que o consumo diário de uma colher de mel ajudou mulheres na pós-menopausa a melhorar a memória e as funções cognitivas.

10. Ajuda a metabolizar o álcool

De acordo com o prestigiado NYU Langone Medical Center, o mel consumido por via oral pode aumentar a capacidade do corpo de metabolizar o álcool. Isso traz benefícios do mel como menor risco de intoxicação do fígado e um controle mais rápido e eficiente das taxas de glicose no sangue.

11. Ajuda a curar feridas e queimaduras

Até o início do último século, o mel era amplamente utilizado como um poderoso cicatrizante para feridas. Embora a descoberta da penicilina tenha deixado o mel para outros propósitos, o alimento ainda é uma alternativa natural para curar feridas e queimaduras, já que possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e antioxidantes que ajudam a esterilizar o ferimento e acelerar a recuperação do tecido lesionado.

Como usar: veja dicas e aproveite os benefícios do mel!

Para potencializar a perda de peso, experimente combinar o mel com canela em pó. O condimento é um dos melhores alimentos termogênicos para você adicionar à sua dieta de emagrecimento. 
Misture ½ colher de chá de canela a uma xícara de água fervente. Deixe esfriar e acrescente uma colher de mel. Tome ao acordar, entre as principais refeições do dia ou antes de fazer exercícios aeróbicos.
Outra combinação eficiente para quem está de olho na balança é a do mel com limão. Tomar uma xícara de água morna com meio limão espremido e meia colher de mel logo ao acordar restabelece os níveis de glicose e “desperta” o metabolismo.Jara tratar ferimentos com mel basta aplicar de 15 a 30 ml do produto em uma gaze ou então passar diretamente sobre a área lesionada (cobrindo posteriormente). Se optar por utilizar o mel diretamente sobre a pele, faça uma reaplicação a cada 12-24 horas. Já a gaze pode permanecer por 24-48h.
Atenção: bebês com até dois anos de idade não devem consumir mel, pelo risco de intoxicação com a bactéria Clostridium botulinum, que causa botulismo.

Propriedades nutricionais do mel

Porção de 21g de mel (equivalente a uma colher de sopa) possui:

Nenhum comentário:

Postar um comentário