- Maria Lopes e a Fitoterapia.
- https://www.beneficiosdasplantas.com.br/wp-content/uploads/2015/06/tamarindo-beneficios-e-propriedades-dessa-planta-e-seu-cha.jpg
As Plantas Medicinais«S»
SABUGUEIRO – Sambucus nigra. Suas flores frescas são catárticas e eméticas. Secas, perdem as propriedades laxativas. Mas são usadas, em infusão, contra anginas, resfriados e gripe.
Diz-se que também alcança bons resultados nos casos de bronquite, gripe, olhos (lavagens), sudorífero, sarampo, além de proporcionar o aumento da secreção láctea.
A cataplasma das folhas encontra aplicação, externamente, em abscessos e hemorróidas. Folhas machucadas possuem aplicação nos casos de queimaduras, colocadas sobre as mesmas, retirando rapidamente a dor.
A casca, raiz e folhas tem indicação para hidropisia, reumatismo e casos de retenção de urina.
Externamente, o cozimento das folhas encontram bom resultado para reumáticos e no trato de hemorroidas.
A decocção de casca e flores encontra aplicação nos casos de gota, ácido úrico, hidropisia, obesidade, resfriado, rins, prisão de ventre, e como depurativo e diurético. Já a infusão de cascas e folhas, em fomentações, é utilizada contra queimaduras…
As Plantas Medicinais«T»
TAIOBA – Sua raiz ralada e crua é cicatrizante. Ela extermina os bacilos, bichos e destrói a carne podre das feridas. O que usar: raiz.
TAIUIÁ – Trianosperma ficcifolia, Trianosperma glandulosa, Trianosperrna tayuya, Cayaponia tayuya. Poderosa contra a prisão de ventre, ela limpa o sangue e desintoxica o organismo. Esta planta combate as doenças da pele, lepra, sífilis, erisipela, obstrução do fisgado e baço. Suas folhas, usadas em cataplasmas, combate úlceras e faz desaparecer dores reumáticas, por sua ação calmante. O que usar: raiz (principalmente).
TAMARINDO – Tamarineiro – Tamarino. Tamarindus indica. O chá feito com a polpa do fruto é refrescante, adstringente e calmante. Atua nas moléstias inflamatórias e febris, nas cólicas, na disenteria e na diarréia. O que usar: polpa dos frutos.
As Plantas Medicinais«U»
UABATIMÓ – Barbatimão. Stryphnodendron barbatimao – Mimosa virginalis – Acacia adstringens – Acacia virginalis. Adstringente empregado em banhos e injeções no combate as afecções escorbúticas, blenorragia, diarréia, hemorragia e leucorréia, usando-se o chá de suas cascas. O que usar: tintura e cascas.
UAMBÉ-CURUA – Cipó-imbé – Curuba – Tracuá – Uambé-curua – Ambé – Bananeira-imbé. Philodendron bipinnatifidum Nas inflamações dos testículos e, em banhos, na erisipela, nas inflamações reumáticas e orquite. O que usar: tintura e planta.
ULMÁRIA – Erva-olmeira – Olmeira – Rainha-dos-prados – Ulmeira. Spiraea ulmaria Indicada nas afecções dos rins e bexiga, nas febres e hemorróidas, por ser um excelente diurético, eliminando assim, as impurezas do organismo que causam estas doenças. O que usar: toda a planta.
UMBAÚBA – Imbaíba – Ambaíba – Árvore-de-preguiça –…
As Plantas Medicinais«V»
VASSOURA – Tupichá – Sida. Sida carpinufolia. Suas folhas são empregadas, em banhos, como emolientes. As folhas, machucadas, aliviam a dor de picadas de abelhas e vespas. Em chás, é indicada nas afecções pulmonares, bronquite, tosse e tuberculose. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
VASSOURINHA – Tapeiçaba – Tapixaba – Vasourinha-de-varrer. Scoparia dulcis. Planta emoliente e peitoral. Ajuda a expulsar o catarro brônquico, sendo bom, ainda, nos casos de bronquite e para regularizar a menstruação. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.
VASSOURINHA-DO-BREJO – Pataquera. Conobea scoparioides. Planta recomendada contra o beribéri. Posologia e modo de usar: contate-nos.
VASSOURINHA-DO-CAMPO – Vassoura-vermelha. Dodonaea viscosa. Combate as afecções cardíacas e o catarro pulmonar. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.
VELAME-BRANCO – Velame-do-rio-grande. Macrosiphonia velame, Macrosiphonia Martii. O chá de sua raiz é tido como depurativo…
As Plantas Medicinais«X»
XIRIMBEIRA – Cipó-dourado – Cipó-chumbo – Fios-de-ouro – Cuscuta. Cuscuta umbellata Toda a planta utilizada em forma de chá é excelente adstringente, estomáquico e diurético. Usado nas bronquites, tosses e catarros. O que usar: tintura e planta. Posologia e modo de usar: contate-nos
As Plantas Medicinais «Z»
ZIMBRO – (Junípero) Juniperus communis. Em sua madeira e bagas; em infusão, decocção ou o óleo, encontramos aplicação contra asma, bronquite, acidez, má digestão,
Maria Lopes de Andrade Instituto de Terapias Maria Lopes Registro no Cartório do Primeiro Ofício de Maricá, Est RJ. Maricá, 27/07/1995 Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ, Radialista. Parapsicóloga Clínica, Acupunturista, Terapeuta de Balanceamento Muscular Aplicado à Acupuntura. Reikiana Master, Terapeuta Quântica de Barras de Acess.hidropisia, e atua como diurético.
Nenhum comentário:
Postar um comentário