Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quarta-feira, 2 de setembro de 2020

Maria Lopes e a Fitoterapia. ( Plantas Medicianias de "S" a "Z").

          Maria Lopes e a Fitoterapia. 


        https://www.beneficiosdasplantas.com.br/wp-content/uploads/2015/06/tamarindo-beneficios-e-propriedades-dessa-planta-e-seu-cha.jpg


      As Plantas Medicinais«S»

      SABUGUEIRO – Sambucus nigra. Suas flores frescas são catárticas e eméticas. Secas, perdem as propriedades laxativas. Mas são usadas, em infusão, contra anginas, resfriados e gripe. 

      Diz-se que também alcança bons resultados nos casos de bronquite, gripe, olhos (lavagens), sudorífero, sarampo, além de proporcionar o aumento da secreção láctea. 

      A cataplasma das folhas encontra aplicação, externamente, em abscessos e hemorróidas. Folhas machucadas possuem aplicação nos casos de queimaduras, colocadas sobre as mesmas, retirando rapidamente a dor. 

      A casca, raiz e folhas tem indicação para hidropisia, reumatismo e casos de retenção de urina. 

      Externamente, o cozimento das folhas encontram bom resultado para reumáticos e no trato de hemorroidas. 

      A decocção de casca e flores encontra aplicação nos casos de gota, ácido úrico, hidropisia, obesidade, resfriado, rins, prisão de ventre, e como depurativo e diurético. Já a infusão de cascas e folhas, em fomentações, é utilizada contra queimaduras…

    As Plantas Medicinais «T»

As Plantas Medicinais«T»

TAIOBA – Sua raiz ralada e crua é cicatrizante. Ela extermina os bacilos, bichos e destrói a carne podre das feridas. O que usar: raiz. 

TAIUIÁ – Trianosperma ficcifolia, Trianosperma glandulosa, Trianosperrna tayuya, Cayaponia tayuya. Poderosa contra a prisão de ventre, ela limpa o sangue e desintoxica o organismo. Esta planta combate as doenças da pele, lepra, sífilis, erisipela, obstrução do fisgado e baço. Suas folhas, usadas em cataplasmas, combate úlceras e faz desaparecer dores reumáticas, por sua ação calmante. O que usar: raiz (principalmente). 

TAMARINDO – Tamarineiro – Tamarino. Tamarindus indica. O chá feito com a polpa do fruto é refrescante, adstringente e calmante. Atua nas moléstias inflamatórias e febris, nas cólicas, na disenteria e na diarréia. O que usar: polpa dos frutos.

As Plantas Medicinais«U»

UABATIMÓ – Barbatimão. Stryphnodendron barbatimao – Mimosa virginalis – Acacia adstringens – Acacia virginalis. Adstringente empregado em banhos e injeções no combate as afecções escorbúticas, blenorragia, diarréia, hemorragia e leucorréia, usando-se o chá de suas cascas. O que usar: tintura e cascas. 

UAMBÉ-CURUA – Cipó-imbé – Curuba – Tracuá – Uambé-curua – Ambé – Bananeira-imbé. Philodendron bipinnatifidum Nas inflamações dos testículos e, em banhos, na erisipela, nas inflamações reumáticas e orquite. O que usar: tintura e planta. 

ULMÁRIA – Erva-olmeira – Olmeira – Rainha-dos-prados – Ulmeira. Spiraea ulmaria Indicada nas afecções dos rins e bexiga, nas febres e hemorróidas, por ser um excelente diurético, eliminando assim, as impurezas do organismo que causam estas doenças. O que usar: toda a planta. 

UMBAÚBA – Imbaíba – Ambaíba – Árvore-de-preguiça –…

As Plantas Medicinais«V»

VASSOURA – Tupichá – Sida. Sida carpinufolia. Suas folhas são empregadas, em banhos, como emolientes. As folhas, machucadas, aliviam a dor de picadas de abelhas e vespas. Em chás, é indicada nas afecções pulmonares, bronquite, tosse e tuberculose. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.

VASSOURINHA – Tapeiçaba – Tapixaba – Vasourinha-de-varrer. Scoparia dulcis. Planta emoliente e peitoral. Ajuda a expulsar o catarro brônquico, sendo bom, ainda, nos casos de bronquite e para regularizar a menstruação. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos.

VASSOURINHA-DO-BREJO – Pataquera. Conobea scoparioides. Planta recomendada contra o beribéri. Posologia e modo de usar: contate-nos.

VASSOURINHA-DO-CAMPO – Vassoura-vermelha. Dodonaea viscosa. Combate as afecções cardíacas e o catarro pulmonar. O que usar: folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos.

VELAME-BRANCO – Velame-do-rio-grande. Macrosiphonia velame, Macrosiphonia Martii. O chá de sua raiz é tido como depurativo…

As Plantas Medicinais«X»

XIRIMBEIRA – Cipó-dourado – Cipó-chumbo – Fios-de-ouro – Cuscuta. Cuscuta umbellata Toda a planta utilizada em forma de chá é excelente adstringente, estomáquico e diurético. Usado nas bronquites, tosses e catarros. O que usar: tintura e planta. Posologia e modo de usar: contate-nos

 As Plantas Medicinais «Z»

ZIMBRO – (Junípero) Juniperus communis. Em sua madeira e bagas; em infusão, decocção ou o óleo, encontramos aplicação contra asma, bronquite, acidez, má digestão, 
hidropisia, e atua como diurético. 
Maria Lopes de Andrade Instituto de Terapias Maria Lopes Registro no Cartório do Primeiro Ofício de Maricá, Est RJ. Maricá, 27/07/1995 Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ, Radialista. Parapsicóloga Clínica, Acupunturista, Terapeuta de Balanceamento Muscular Aplicado à Acupuntura. Reikiana Master, Terapeuta Quântica de Barras de Acess. 


 Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).

 Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, representei os Terapeutas do Brasil, na elaboração das Normas do Trabalho dos Terapeutas.

 Participei como convidada por Qualidade de Trabalho CBO 2000 MTE (Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego). Ofício nº194/SE-MTE "Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego". Brasília,17 de maio de 2000



Nenhum comentário:

Postar um comentário