Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

sábado, 26 de julho de 2014

Remédios naturais para limpar as artérias

Remédios naturais para limpar as artérias


Remédios naturais para limpar as artérias
Aquilo que comemos diariamente pode ser prejudicial para nossa saúde, e é justamente isso que entope lentamente as paredes das artérias, até obstruí-las completamente fazendo com que o sangue não consiga fluir adequadamente até o coração e aos demais órgãos.
Nesse artigo, conheça alguns dos remédios naturais e alimentos ideais para limpar as artérias.

Os melhores alimentos para limpar as artérias

  • Alho: já reparou na quantidade de propriedades que o alho possui? Ele está presente na grande maioria das listas de remédios caseiros devido aos seus excelentes componentes, capazes de atuar melhorando nossa saúde. Isso acontece devido à presença de antioxidantes que combatem os danos gerados no organismo, ajudando a diminuir os níveis de gordura nas artérias (lipoproteínas de baixa densidade, LDL – ou colesterol ruim). Por sua vez, aumenta os níveis de colesterol bom (HDL – lipoproteínas de alta densidade), reduz a pressão sanguínea e o fluxo de sangue. É possível consumi-lo cru ou cozido, em uma infinidade de pratos.
arteria3
  • Aveia: possui pouco carboidrato e absorve até sete vezes mais água do que seu tamanho. É muito usada na indústria de aperitivos, em padarias, sobremesas e em carnes. Esse alimento simples nos permite reduzir a capacidade do colesterol de aderir-se nas paredes das artérias, prevenindo o desenvolvimento de aterosclerose e reduzindo o risco de sofrermos de doenças cardíacas.
  • Suco de romã: pesquisadores de Nápoles (Itália) e de Los Angeles (Califórnia) demonstraram que as grandes quantidades de antioxidantes presentes no suco de romã superam a qualquer outra fruta ou ingrediente, como, por exemplo, o mirtilo, as laranjas e as amoras (os melhores que se conhece). Além disso, é ótimo para combater os danos nas artérias, causados geralmente por aterosclerose.
  • Maçã: essa deliciosa fruta é rica em pectina, uma fibra que quando se une ao colesterol consegue reduzi-lo. Por sua vez, contém flavonoides, que diminuem o risco de sofrermos um ataque cardíaco em 50% quando consumido regularmente.
arteria4
  • Peixe gorduroso: esse tipo de peixe contém ácidos graxos ômega 3 (tão populares atualmente), que nosso corpo precisa para funcionar regularmente e que, por sua vez, serve para desentupir as artérias. Dentre as opções de peixes gordurosos que desempenham essa função encontramos as sardinhas, arenques, trutas, atum, cavalinhas e salmão.
  • Nozes: são ricas em gorduras monossaturadas e em ácidos graxos ômega 3. Outros frutos secos também são aconselháveis, tais como as amêndoas, o avelã, o amendoim e a noz-pecã. Esses frutos podem ser consumidos de entrada, como aperitivo ou tira gosto, entre as refeições (pois ajudam a saciar a fome), em saladas agridoces, sobremesas e em vários outros pratos.
  • Azeite de oliva: outro dos alimentos mais poderosos que existe. Deve ser consumido, para este fim, em sua versão extra virgem e prensado a frio para que não perca suas propriedades. Ele confere sabor às refeições e pratos e ao mesmo tempo diminui o risco de desenvolvermos problemas cardíacos. Isso é possível porque o azeite de oliva é uma gordura monossaturada, portanto tem menos probabilidade de saturar-se no organismo. O colesterol oxidado é o que pode formar a placa que se adere às paredes das artérias.
  • Abacate: essa fruta possui uma grande quantidade de gorduras monossaturadas, que não são oxidadas no corpo, e, assim, não aumentam o risco de desenvolvermos aterosclerose ou placas nas artérias.
arteria6
  • Tomate: é rico em licopeno. Esse antioxidante reduz as possibilidades de que o colesterol ruim, ou LDL, se oxide e fixe nas paredes das artérias. Assim, é recomendável que incluamos tomates, preferencialmente crus, em nossas refeições diárias.
  • Espinafre: não é à toa que o tão famoso personagem de quadrinhos Popeye o consumia sempre que precisava de força. Foi comprovado que o espinafre contém uma grande quantidade de vitaminas A e C, que previnem a oxidação do colesterol, reduzindo o risco de desenvolvermos aterosclerose. Ele está dentro do grupo dos vegetais de folhas verdes (como a acelga ou a alface) que oferecem muitos benefícios ao nosso organismo.
  • Grãos integrais: por exemplo, o arroz integral, o pão escuro ou de centeio e a farinha de aveia. São excelentes para o cuidado cardiovascular. Isso ocorre porque a quantidade de fibras solúveis desses grãos ajuda a reduzir o colesterol ruim e evita a formação de placas nas artérias.
  • Aspargo: é um dos melhores limpadores do sangue e das artérias. Libera a pressão sanguínea nas veias e previne a formação de coágulos que podem ser mortais.
arteria5

Três receitas para limpar as artérias

Se você se sente cansado (a) e não sabe por que, se seu exame de sangue indicou colesterol alto e você não quer usar muitos medicamentos para tratar essa condição (ou se você busca uma alternativa natural para ajudar no tratamento), você pode anotar as seguintes receitas caseiras que te ajudarão a limpar as artérias de forma natural:
  • Misture meia xícara de vinagre de maçã com um dente de alho picado até que esteja o mais homogêneo possível. Beba pela manhã em jejum e junto com um copo de água. Repita o processo durante uma semana inteira.
  • Liquidifique três cenouras e duas maçãs. Coloque na geladeira para depois beber. Se possível, beba pela manhã, antes de tomar o café da manhã. Repita o processo durante 7 dias.
  • Realize uma mistura com três colheres de sopa de mel puro de abelha com uma colher de suco de limão. Adicione duas colheres de sopa de água quente. Misture bem e beba diariamente, durante uma semana.
arteria2
Imagens oferecidas por Patrick J Lynch, Colin Davis, lowjumpingfrog, Dan Foy, Jaanus Silla y Alan Levine. Informação em inglês: Getahead

https://www.facebook.com/melhorcomsaude

sábado, 12 de julho de 2014

O problema é osteoporose ?

A osteoporose  uma doença óssea caracterizada pelo enfraquecimento dos ossos, devido à perda de massa óssea. É como se os ossos fossem ficando porosos e, por isso, menos resistentes. O problema é duas vezes mais comum em mulheres do que em homens e ocorre geralmente após os 50 anos. Ela progride lentamente e raramente apresenta sintomas,  até que aconteçam fraturas espontâneas. Se não forem feitos exames diagnósticos preventivos a osteoporose pode passar despercebida, até que se torne mais grave (Adaptado da Wikipedia).
A receita abaixo é ótima para prevenir a osteoporose, pois contém alto teor de cálcio. 

Você vai precisar de

1 xícara (chá) de água de coco

:1 colher (sopa) de leite de soja em pó

  • 2 cenouras pequenas picadas
  • 3 amêndoas

Modo de Preparo:

Primeiramente, coloque a água de coco e o leite de soja no liquidificador e bata até ficar homogêneo. Depois acrescente os demais ingredientes e bata novamente para que as cenouras fiquem totalmente trituradas. Beba em seguida.

Posologia

Tomar 1 porção do suco 3 vezes por semana.

O colesterol alto é um problema que atinge parte considerável da população brasileira

O colesterol alto é um problema que atinge parte considerável da população brasileira. Na verdade, as gorduras (ou colesterol) são necessárias para o bom funcionamento do organismo. O grande problema é quando a quantidade dessas gorduras é maior do que o nosso corpo precisa.
Existem dois tipos de colesterol: o bom e o ruim. É importante que existam um equilíbrio entre eles para o indivíduo estejasaudável.
Se os níveis de colesterol ruim estão acima do recomendado, dizemos que o colesterol está alto. Geralmente, os médicos recomendam uma dieta alimentar balanceada para baixar a quantidade de gordura presente no corpo. Alguns alimentos são fundamentais para regularizar os níveis do colesterol, pois favorecem a absorção das gorduras boas. Abaixo, ensinamos algumas receitas de sucos naturais que podem ajudar a baixar o colesterol. Importante: as receitas não substituem o tratamento recomendado pelo médico.


Suco de Berinjela com Laranja

 ½ berinjela

3 laranjas

Gelo e adoçante a gosto

Primeiramente, lave bem a berinjela. Depois descasque as laranjas, mantendo a maior quantidade possível da pele branca que cobre a fruta. Bata todos as frutas no liquidificador, coe e adoce. Tomar 1 copo do suco pela manhã.

Suco de Maçã, Pepino e Espinafre

  • 2 maçãs
  • 1 pepino médio
  • 2 xícaras de folhas de espinafre
  • 1 cenoura
  • 3 fatias de gengibre
Lave todos os vegetais e frutas em água corrente. Depois bata tudo no liquidificador, coe e tome em seguida.

Suco de Mamão com Água de Coco

  • ½ mamão papaia
  • 1 copo de água de coco
Retire a polpa do mamão com uma colher e bata no liquidificador juntamente com a água de coco. Tome o suco pela manhã em jejum.

quinta-feira, 3 de julho de 2014

Benefícios da gelatina de agar-agar

A gelatina de ágar-ágar é também conhecida também como agar, ágar ou agarose. O agar-agar é usado na culinária asiática há centenas de anos. No Japão, o agar-agar é referido como kanten. O agar-agar é uma boa fonte de cálcio e ferro, além de ser rico em fibras. Não contém açúcar, além de ser isento de gordura e carboidratos.Gelatina de ágar-ágar

O que é agar-agar?

o ágar-ágar é um hidrocolóide retirado de vários gêneros e espécies algas marinhas vermelhas, sendo que essas algas são uma mistura heterogênea formada por dois polissacarídeos, a agarose e a agaropectina. O ágar-ágar é um bom substituto para a gelatina tradicional, vez que é de origem vegetal, tornando-o adequado para dietas vegetarianas ou com restrições dietéticas. O ágar-ágar não possui sabor, odor e cor e se define com mais firmeza do que gelatina de origem animal e permanece firme mesmo quando ocorre elevação de temperatura.

Benefícios da gelatina de agar-agar

O agar-agar é conhecido por sua capacidade de ajudar na digestão e perda de peso. Atua como um supressor do apetite, tornando-se gelatinoso quando molhado. Quando consumido, causa sensação de saciedade, reduzindo o apetite e auxiliando no emagrecimento.
O ágar-agar é uma rica fonte de minerais. É um produto com alto teor de fibras, com um efeito laxante que ajuda a regular e limpar o intestino. Em algumas partes do mundo, é também utilizado para o tratamento de hemorroidas. Outros benefícios associados com agar-agar incluem sua capacidade para reduzir a inflamação, acalmar o fígado, e proporcionar alívio para os pulmões. O agar agar absorve glicose no estômago, que passa rapidamente através do sistema digestivo e inibe que o corpo retenha e armazene gordura em excesso. Suas propriedades de absorção de água também ajudam na eliminação de resíduos tóxicos do corpo.
Um estudo realizado por Hiromichi Maeda avaliou a eficácia da combinação de uma alimentação de agar agar com uma dieta japonesa convencional para pacientes obesos com intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2. Os resultados foram publicados em 2005 no Diabetes, Obesity and Metabolism Journal. Setenta e seis pacientes foram aleatoriamente colocados em uma dieta convencional ou uma dieta convencional com agar agar durante 12 semanas. O peso corporal de ambos os grupos, gordura corporal, distribuição de gordura, índice de massa corporal, controle glicêmico, pressão arterial, resistência à insulina e gordura e lipídios foram medidos antes e após o período experimental. Os resultados revelaram que a dieta do agar agar produziu perda de peso significativa devido à manutenção da redução da ingestão de calorias e melhora o metabolismo¹.

Contraindicações e efeitos colaterais do ágar-ágar

A gelatina de ágar-agár é considerada um laxante suave e não é recomendada para pessoas com má digestão ou fezes amolecidas.http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/agar-agar-gelatina.html
¹ Maeda, H., Yamamoto, R., Hirao, K. and Tochikubo, O. (2005), Effects of agar (kanten) diet on obese patients with impaired glucose tolerance and type 2 diabetes. Diabetes, Obesity and Metabolism, 7: 40–46. doi: 10.1111/j.1463-1326.2004.00370.x

Homens impotentes correm duas vezes mais riscos de terem um ataque cardíaco, segundo estudo.

Impotência pode ser um sinal de problemas cardíacos
Homens impotentes correm duas vezes mais riscos de terem um ataque cardíaco, segundo estudo.
Homens com disfunção erétil são duas vezes mais propensos a terem risco de um ataque cardíaco ou morte em comparação com aqueles que não eram impotentes, segundo estudo.
Um estudo internacional conduzido com 1.519 homens (842 com disfunção erétil e 677 sem) de 13 países, que possuíam alguma doença cardiovascular, descobriu que aqueles que tinham disfunção erétil eram duas vezes mais propensos a sofrerem ataque cardíaco em comparação com aqueles que não eram, levando em conta fatores de risco como o tabagismo e a hipertensão. O estudo foi realizado pelo Dr. Michael Böhm, da Universidade do Sarre, na Alemanha, e contou com a ajuda de vários pesquisadores.
O estudo foi apoiado financeiramente pela Boehringer-Ingelheim, fabricante da droga Telmisartan, e publicado em 2010 na revista médica Circulation. Os pesquisadores apontaram que a disfunção erétil pode ser um indicador de doença vascular futura, contudo, mais estudos serão necessários para decidir exatamente como integrar essa avaliação em testes atuais de riscos vasculares.

A disfunção erétil (DE) é um tipo de impotência sexual conhecida por ser mais comum em homens com fatores de risco vasculares e estreitamento das artérias. Os pesquisadores estavam interessados em saber se a presença da disfunção é um preditor de futuros ataques cardíacos ou derrames em homens com doenças vasculares.

Os pesquisadores descobriram que a impotência sexual foi preditiva de morte vascular e ataque cardíaco, no entanto a disfunção erétil não foi um preditor significativo de hospitalização por insuficiência cardíaca ou acidente vascular cerebral. Os pesquisadores concluíram que a impotência sexual é “altamente preditiva” de mortes por todas as causas de morte cardiovascular, infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral e insuficiência cardíaca.
Esses resultados confirmam outros estudos observacionais anteriores sobre a disfunção erétil e doenças cardíacas. No geral, foi apontado que a impotência sexual pode ser um indicador do aparecimento de uma futura doença vascular, contudo, mais pesquisas são necessárias para mensurar exatamente como a disfunção erétil influência no risco de doenças vasculares.
Algumas ressalvas são importantes. Os participantes do estudo foram agrupados de acordo com sua história de impotência, tornando este um estudo observacional, em vez de um ensaio clínico randomizado. Isso significa que ele é propenso aos vícios que ocorrem em estudos observacionais, embora os pesquisadores tenham levado isso em conta em suas análises. No início do estudo, houve diferenças entre os dois grupos em termos de número de homens com diabetes, pressão arterial alta ou que faziam uso de outras drogas. Isso pode ter contribuído para as diferenças de mortalidade, quando os homens com disfunção erétil são comparados com aqueles sem.
Também não está claro se os ajustamentos posteriores levaram totalmente em conta essas diferenças. O estudo também não investigou como a impotência sexual interage com outros principais preditores de risco de ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral (idade, tabagismo, pressão arterial alta, colesterol ou diabetes), o que iria melhorar a precisão da previsão dessas avaliações. Homens que já estavam no grupo de risco de eventos cardiovasculares participaram dos estudos. Seus resultados podem não ser representativos em comparação com outros homens que estavam em um grupo minimizado de risco de doenças vasculares.http://www.plantasmedicinaisefitoterapia.com/impotencia-problemas-cardiacos.html
Referências
Erectile Dysfunction Predicts Cardiovascular Events in High-Risk Patients Receiving Telmisartan, Ramipril, or Both. Michael Böhm, MD. Circulation. 2010; 121: 1439-1446