Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Conheça as PLANTAS MEDICINAIS AO REDOR DO MUNDO

França:
lavandaLavanda (alfazema).Talvez a planta mais característica da França. A lavanda é usada por suas propriedades medicinais, e também em cosméticos e perfumaria, por exemplo, sob a forma de óleo essencial.
Ao falar da França, poderíamos incluir muitas plantas, mas o objetivo deste artigo é se concentrar em uma ou duas plantas por país. Você pode encontrar a listagem no Criasaude de muitas outras plantas que crescem na França.
Suíça:
edelweissEdelweiss. Planta típica suíça, fortemente associada ao país. Devido à proteção da espécie, as propriedades medicinais e cosméticas dessa planta foram esquecidas. Hoje em dia, o edelweiss é cultivado por agricultores de montanhas, que permitiram a comercialização de cremes cosméticos, por exemplo. O edelweiss é também encontrado na Áustria, França e outros países.
Itália e Vaticano:
Videira vermelha. Essa planta tem desempenhado um papel fundamental na cultura de muitos países do Mediterrâneo. A Itália foi escolhida principalmente por causa do simbolismo exercido pelo vinho na Igreja Católica, que continua a ser uma instituição muito poderosa no mundo (especialmente em países de maioria cristã). O vinho também tem um papel muito importante na cultura culinária italiana. Note que os aspectos culinários e religiosos dessa planta a fizeram ser escolhida. Veja mais informações aqui sobre os efeitos medicinais do vinho tinto. 
Espanha:
Azeite de oliva. A Espanha é o maior produtor do mundo de azeite de oliva. Este alimento é cada vez mais valorizado por médicos e contribui para a economia da Espanha. Grandes regiões da União Europeia, assim como os EUA, Brasil e os principais países asiáticos, consomem uma grande quantidade de azeite de oliva espanhol. 
Rússia:
Rhodiola. A rhodiola tem sido usada por milhares de anos na Sibéria. É uma planta que aumenta as capacidades físicas e mentais, usadas especialmente em tempos de estresse. O exército russo tem usado esta planta para melhorar o desempenho de seus homens, especialmente os astronautas.
Outra planta que cresce na Rússia com propriedades semelhantes é Eleutherococcus.
Américas
Canadá:
Bordo. Essas árvores são famosas e sua folha está na bandeira canadense. Neste país, o xarope de bordo é consumido e claramente pertence à cultura nacional. Devido ao seu teor nutricional, este xarope tem um efeito preventivo sobre a diabetes de tipo 2.
Estados Unidos:
Cranberry. Planta medicinal utilizada principalmente como um desinfetante na prevenção de infecções trato urinário em cistites recorrentes. É uma planta bem conhecida, principalmente, na prevenção de distúrbios urinários do ocidente. A eficácia científica é, no entanto fortemente contestada por alguns estudos.
Equinácea. Outra planta comum dos EUA, já conhecida pelos povos indígenas. De acordo com a Clínica Mayo, esta foi a planta mais o mais vendida nos Estados Unidos no ano de 2010, seguido do ginseng e ginkgo. A equinácea trata resfriados e gripe, sobretudo em climas muito frios. Existem algumas controvérsias sobre o seu uso no que diz respeito à sua eficiência real comprovada cientificamente.
México:
agaveAgave. Erva laxante usada na constipação ou distúrbios digestivos, muitas vezes sob a forma de suco. O agave é a planta da qual tequila é extraída, sendo essa a bebida oficial do México. Note que a tequila, em nossa opinião, não tem nenhum efeito medicinal como a planta. O agave é uma planta usada pelos maias e astecas. É uma planta que se assemelha em partes a um cacto.
Brasil:
Açaí. O açaí é provavelmente a planta que cresce no Brasil mais conhecido no exterior. Seu cultivo não é extenso, o que torna o açaí quase um luxo, uma vez que o seu preço é muitas vezes maior do que um prato de arroz e feijão, a refeição tradicional do brasileiro. O açaí é uma planta com muitas propriedades medicinais (como a prevenção do câncer, redução do colesterol). Ela cresce principalmente no norte do Brasil (Amazônia), e também em outros países sul-americanos, como a Colômbia e Venezuela. O açaí é usado por povos indígenas da Amazônia pelas suas propriedades nutricionais. 
Guaco. Essa planta cresce bastante no sul do país, e é muito eficaz para tratar a tosse. Esta é uma das poucas plantas medicinais reconhecidos pelas autoridades de saúde (Ministério da Saúde) como sendo eficaz, especialmente, para tratar a tosse e bronquite.
Leia as plantas medicinais reconhecidas pelas autoridades no Brasil.
Uruguai (e Argentina):
erva mateMate. Essa é uma planta muito cultivada no Uruguai, sendo considerada uma verdadeira bebida nacional. Poderíamos ter escolhido a Argentina, os estados do Sul do Brasil (Rio Grande do Sul, por exemplo) ou o Paraguai para representar essa planta. Os efeitos são bastante semelhantes aos do café, uma vez que a erva-mate tem propriedades medicinais muito interessantes e tem lado social muito importante.
Argentina:
Soja: A Argentina, com seus famosos Pampas (no interior de Buenos Aires) é uma grande produtora de soja. Este grão é utilizado principalmente para a alimentação animal, seja na Argentina ou em outros países, como a China.
Essa planta também poderia ser mencionada no Brasil, o maior exportador mundial de soja , incluindo os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, regiões agrícolas incríveis juntamente com uma área agrícola muito superior a França, todos com um clima muito ensolarado. Na medicina , a soja é usada principalmente para problemas de pele na forma de cápsulas, ou como suplemento dietético para a menopausa .
África
África do Sul:
garra do diaboGarra-do-diabo: A África do Sul é uma terra muito importante para plantas medicinais. A garra do diabo é uma planta amplamente utilizada em todo o mundo no tratamento da osteoartrite. 
Pelargonium: Para tratar a bronquite, esta planta é uma das mais eficazes. Essa planta também é chamada de gerânio do Cabo. Consumir de preferência em tintura ou cápsulas (cápsulas).
Chá Vermelho. O nome é enganador, pois essa planta não pertence à família do chá. Esta planta também é conhecida como rooibos. Ela é usada contra a insônia.
Marrocos:
argâniaArgania (óleo de argan). A árvore de argan é um especificamente marroquina, ela vive em média, entre 125 e 150 anos, e ocorre principalmente entre Essaouira e Sousse ao longo do Atlântico e na encosta sul do Alto Atlas e Anti-Atlas.
Nos últimos anos, esta planta tem se tornado mais conhecida em todo o mundo, especialmente por causa da integração de óleo de argan em muitos cosméticos, com trabalho massivo de equipes de marketing.
Etiópia:
Café. Poucas pessoas sabem disso, mas este é o país de origem do café. Por isso, é necessário dar a César o que é de César. Certamente agora outros países da África e da América Latina (por exemplo, Brasil), cultivam o café e são maiores exportadores que a Etiópia. O café, se consumido com moderação, tem um efeito favorável sobre a saúde. 
O café é, sem dúvida, a droga mais comum no planeta. A maioria das pessoas não bebe café para o gosto, mas , claro, pelo seu teor de cafeína. Nos Estados Unidos estima-se que a maioria dos funcionários simplesmente não poderia trabalhar sem um pouco de café para aumentar a produtividade . Artistas também usam muito porque promove a criatividade. Um estudo publicado no início de 2014 mostra que a cafeína promove memória visual .
Resumidamente, o café é uma droga real para as pessoas viciadas em cafeína. É por isso que algumas religiões, nomeadamente as associadas ao protestantismo conservadores, como adventistas ou mórmons, proíbem o café e a cafeína. Eles acreditam que essa é uma droga, e que Deus nos chama a não consumir drogas.
No entanto, uma parcela da população (cerca de metade) não tem nenhuma sensibilidade à cafeína, e o café é para eles como outra bebida qualquer.
Cada um tem seu próprio conceito sobre o que é uma droga, mas é evidente que o café é provavelmente a planta mais importante, com um efeito farmacológico globalmente conhecido.
Foto de um pé de café na região de Campinas, São Paulo, Brasil.
Madagascar:
Ravintsara ou cânfora. Erva com efeito antisséptico, a verdade cânfora é extraída por destilação para o tratamento de doenças reumáticas e respiratórias. É geralmente presente sob a forma de loção, creme ou pomada .
O quimiotipo usado é extraído de Cinnamomum camphora (L.) J. Presl., e a molécula é a 1,8-cineol.
Oceania
Austrália:
Eucalipto. Planta medicinal utilizada para tratar a tosse (com ação expectorante) e resfriados (quando inalada), presente na forma de chá de ervas (infusão), doces, inalações ou cápsula. O eucalipto é uma árvore nativa da Austrália, que pode atingir uma altura de 35 m. Aborígenes usaram a planta contra a infecção ou contra febre.
Vanatu:
Kava kava (ou kava). Planta medicinal ansiolítica e sedativa usada em ansiedade ou estresse, muitas vezes sob a forma de medicação pronta para uso oral (comprimidos, cápsulas). Planta amplamente utilizada e consumida como um "leite" do extrato do rizoma de kava em muitas ilhas do Pacífico, como Vanatu.
Ásia
Índia:
Gengibre. Planta muito importante na medicina natural, pois existem muitos estudos positivos sobre a eficácia científica do gengibre. Planta medicinal usada, por exemplo, contra os males da viagem ou resfriado, muitas vezes sob a forma de cápsulas, comprimidos, suco ou chá de ervas (infusão).
Pimenta preta. Planta com um efeito digestivo indicado em casos de distúrbios digestivos, normalmente usada na forma de óleo essencial. A pimenta preta também é amplamente utilizado na cozinha, incluindo a cozinha francesa e italiana.
Neste imenso país, com a medicina Ayurvédica, poderíamos listar dezenas, ou mesmo centenas de plantas. Vamos escrever um artigo separado sobre plantas medicinais indianas algum dia.
China:
Chá (chá preto, verde, branco). O chá preto, verde ou branco vem de uma mesma espécie de planta , Camellia sinensis (L.) Kuntze . O chá preto é uma erva medicinal usada principalmente como um estimulante em fadiga, muitas vezes na forma de infusão. O chá verde, por causa de seu conteúdo superior de flavonoides (moléculas com um poderoso efeito antioxidante) é indicado como prevenção do câncer. O chá branco é menos consumido que o preto ou o verde, no entanto, ainda contêm flavonoides.
Assim como na Índia, a medicina tradicional chinesa tem um número muito grande de plantas medicinais. Um artigo específico sobre as ervas chinesas pode ajudar no futuro a entender melhor a enorme riqueza deste medicina.
chá China
Foto de uma plantação de chá, na China
Indonésia:
Chá de java. Planta medicinal usada por seu efeito diurético, entre outros, durante as infecções do trato urinário, muitas vezes na forma de chá ou cápsulas. O chá de java cresce principalmente na Ásia, particularmente na Indonésia.
Japão:
Bambu. Planta rica em silício, utilizada como uma medida complementar, principalmente na forma de cápsulas contra doenças reumáticas, tais como a osteoporose .
O bambu tem desempenhado um papel fundamental na história de países como Japão e China. Ele pode ser usado em alimentos, tecidos, fabricação de fibras de bambu e papel. Esta árvore também tem um papel religioso e artístico importante em algumas culturas orientais como Japão e China.
Na verdade, existem mais de 1200 espécies de bambu no mundo. Algumas destas espécies são usadas na medicina natural.
Ginkgo. Esta erva melhora o desempenho do cérebro (memória, circulação), muitas vezes sob a forma de cápsulas ou comprimidos padronizados. O Ginkgo é uma planta muito vendida, e as duas maiores áreas econômicas do mundo são os Estados Unidos e a Europa.
A árvore de ginkgo sobreviveu na cidade japonesa de Hiroshima após a bomba atômica que leva seu nome. Muitos estudos têm sido realizados provando o enorme poder de resistência da árvore de ginkgo.
Na Ásia, particularmente na medicina tradicional chinesa os grãos são usados, enquanto ​​na Europa as folhas são principalmente usadas.plantas medicinais mundoConheças 
Leia mais: http://www.criasaude.com.br/fitoterapia/plantas-medicinais-ao-redor-do-mundo.html#

Nenhum comentário:

Postar um comentário