Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Vamos comer abacate!!!!!


Nome científico: Persea gratissima Gaert

Família: Lauraceae.

Propriedades Nutricionais: O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas (a mesma o azeite de Oliva), vitaminas, sais minerais e glutationa, um poderoso antioxidante. O seu acentuado valor energético é relacionado ao seu conteúdo em gorduras, responsável pelo aumento do colesterol HDL (considerado o bom colesterol, pois protege as artérias ao invés de destrui-las).

Valor Calórico:
 A polpa é bastante energética; uma dose de 100 g contém 198 calorias.

Nutrientes:
 O abacate é rico em nutrientes, contém proteínas, ferro, hidrato de carbono e substâncias minerais. A sua polpa é rica em vitaminas A, B 1, B 2, E, açúcar, fitosterol, lecitina, tanino e ácido oléico, linoléico e palmítico.
Possui ainda glutationa, um anti-radical livre, capaz de bloquear cerca de 30 agentes cancerígenos diferentes.
As vitaminas do abacate agem contra problemas da visão, participam do crescimento dos ossos e dentes, combatem os radicais livres e actuam no processo de renovação da pele. As vitaminas do complexo B facilitam o metabolismo normal dos hidratos de carbono.
A vitamina B 1 ou tiamina, protege contra a síndrome da morte súbita, controla a diabetes e é útil no tratamento de herpes.
A vitamina B 2 (riboflavina), é essencial para a produção de energia do organismo e auxilia a formação da glutationa.
A vitamina E, protege contra doenças cardiovasculares, estimula o sistema imunológico, protegendo contra doenças da pele. ´
Pode formar compostos com os radicais livres, servindo como antioxidante, chamada também de vitamina da beleza.
A vitamina A é necessária para a boa visão, é anti-cancerígena e anti-radicais livres.
A vitamina C, aumenta a imunidade contra infecções, reduz o colesterol e combate a infertilidade, tendo também acção anti-cancerígena.
O abacate tem mais proteína do que qualquer outra fruta - cerca de 2g para cada porção de 110g.


Possui os seguintes minerais:
 Magnésio, que é essencial à vida, ajuda no metabolismo da glicose e a nutrir os nervos e o cérebro; cálcio, que combate a osteoporose; ferro, que combate a anemia tanto em gestantes como em lactantes e ajuda a formar as hemácias; fósforo, que junto ao cálcio ajuda na mineralização dos ossos e nos neurónios, melhorando o raciocínio.
A lecitina do abacate possui substâncias essenciais ao bom funcionamento do organismo, evitando obstruções nas paredes dos vasos e artérias, que dificultam a circulação, uma vez que emulsiona biologicamente as gorduras e reveste as gotículas de lipoproteínas, tornando-as dispersas e solúveis.

Propriedades Medicinais: O abacate beneficia as artérias, reduz o mau colesterol e dilata os vasos sanguíneos. A sua gordura age como antioxidante, bloqueando a toxidade do colesterol LDL, que destrói as artérias. Além disso, é um poderoso bloqueador de trinta agentes cancerígenos diferentes

O uso regular do abacate na alimentação beneficia as artérias, reduz o colesterol e a pressão arterial e dilata os vasos sanguíneos. O ácido oléico, o seu principal componente de gordura monoinsaturada, bloqueia a toxidade do mau colesterol, conhecido como o destruidor das artérias. O abacate também age contra a prisão de ventre, perturbações digestivas.
Melhora o funcionamento da vesícula biliar, é balsâmico e ajuda a normalizar distúrbios na menstruação.
Especialistas em doenças cardíacas desaconselham os ácidos gordos (gorduras saturadas) de origem animal, pois elevam os níveis de colesterol no sangue, acumulando-o nas artérias e obstruindo-as. A degeneração das veias circulatórias acaba provocando acidentes vasculares. Por isso os especialistas recomendam a ingestão de gorduras monoinsaturadas, como a do abacate.
O grupo dos ácidos monoinsaturados actua de modo selectivo, eliminando o LDL, responsável pelo acumulo de colesterol no sangue.

O abacate é anti-inflamatório, auxilia na desintoxicação do fígado. As suas substâncias activas, testerol e lecitina, tornam-no eficaz no tratamento das artroses, reumatismo e gota. O chá de suas folhas ou o pó do seu caroço torrado e moído acabam rapidamente com diarreia.
O uso do caroço triturado e tostado, em forma de chá, elimina a ténia e outros vermes intestinais.

É curioso: muitas pessoas acham que o abacate aumenta o colesterol, o que é um erro.
Em primeiro lugar, o colesterol é uma gordura animal, então não existe no abacate.
Em segundo lugar, as gorduras monoinsaturadas presentes no abacate ajudam a reduzir o colesterol e os triglicéridos.


Medicina Popular:

Uso externo: Externamente, elimina a caspa, fortalecendo os cabelos e combatendo a calvície.
Para tratar cefaleia ou nevralgia, preparam-se as folhas em água quente, que depois de mornas são colocadas sobre a cabeça. O resultado é imediato. O chá também pode ser usado sob a forma de compressa, várias vezes ao dia.
Do abacate extrai-se um azeite muito bom para combater localmente a dor reumática e dor da gota.

Uso interno: O chá da folha do abacateiro tem fama de ser diurético e carminativo.
É usado para eliminar cálculos renais e gases intestinais. Nestes casos as folhas podem ser usadas como chá, tomando duas chávenas (xícaras), duas vezes ao dia.
Para tratar irregularidades na menstruação, pode-se usar o chá das flores, uma chávena (xícara), duas a quatro vezes ao dia.
Em casos de diarreia, disenteria e vermes, usam-se os caroços torrados e moídos numa decocção de duas colheres (café) em uma xícara de água morna, três vezes ao dia.

Ação intestinal: o caroço tostado e moído bem fino combate a diarreia e a disenteria.http://luzcardoso.blogspot.com.br/2009/09/vamos-comer-abacate.html


http://luzcardoso.blogspot.com.br/2009/09/vamos-comer-abacate.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário