Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Por Que Comer Couve-Flor?

A couve-flor é um vegetal que pertence à espécie Brassica oleracea (couves), assim como o brócolis, o repolho e a couve de Bruxelas. Possui uma textura delicada e tenra e é composta por botões florais que formam uma cabeça compacta. As flores estão ligadas a um caule central e quando separadas em gomos se assemelham a uma árvore em miniatura, o que agrada muito às crianças. A couve-flor é rodeada por folhas verdes grossas, que têm a função de protegê-la da luz do sol, impedindo assim o desenvolvimento da clorofila. Por isso sua coloração é geralmente branca, mas pode também ser encontrada nas cores verde e roxa.
Couve-flor
Couve-flor

Por Que Comer Couve-Flor?

Por ser uma hortaliça com grande valor nutricional, a couve-flor é altamente recomendada para quem quer ter uma dieta saudável. Ela contém vitamina C, é rica em cálcio e fósforo, livre de gorduras e colesterol e possui baixos teores de sódio e calorias. Outros benefícios de incluir a couve-flor na alimentação são a proteção contra doenças cardíacas, mal de Alzheimer e osteoporose; alívio da hipertensão; prevenção de crises de epilepsia; aumento da imunização do organismo; além de ajudar a retardar o envelhecimento. A ingestão de couve-flor também ajuda a combater doenças como o câncer, o diabetes, a prisão de ventre, as úlceras gastroduodenais e as inflamações do estômago.

Benefícios e Nutrientes

A couve-flor possui grandes quantidades de sais minerais importantes na formação dos ossos, dentes e sangue (como o cálcio, o fósforo e o ferro) e também apresenta vitaminas do complexo B (B2 e B5), vitamina A e vitamina C. Essas características fazem da couve-flor um alimento indicado em casos de desnutrição, debilidade geral, para o combate a anemia e em fases de convalescença.
Por ser rica em fibras, a couve-flor também age com regulador do intestino, ajuda a regularizar o nível de estrogênio no organismo e, assim, auxilia no combate ao câncer de mama. O baixo teor de calorias (cada 100g do alimento possui apenas 23 calorias) faz com que a couve-flor seja uma excelente aliada em dietas para controle de peso.

Dicas de Consumo

Para saber se a couve-flor é de boa qualidade, deve-se observar se as folhas externas estão em bom estado e se os talos estão firmes e brilhantes. A melhor época para se comprar esse vegetal é de agosto a outubro, seu período de safra. Conservada em geladeira, a couve-flor dura de 7 a 10 dias. Deve-se deixar a couve-flor imersa em água com sal e algumas colheradas de vinagre por meia hora, antes de prepará-la, para eliminar parasitas ou insetos que possam estar escondidos entre suas flores e talos. Leia mais: http://natural.enternauta.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário