Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

domingo, 28 de julho de 2013

A batata de todos os nossos dias.

 Há milhares de anos, os indígenas dos Andes já cultivavam o tubérculo, que se adaptava muito bem ao clima da região. Os incas expandiram o cultivo por todo o seu império e, quando a América foi tomada pelos espanhóis, no início do século XVI, algumas mudas de batata foram levadas para a Europa.Batata
Durante a Revolução Industrial, cerca de dois séculos depois,a batata era bastante consumido, sobretudo pelos trabalhadores ingleses e, por isso, o chamamos de batata inglesa. Hoje em dia, a batata compõe o grupo dos quatro alimentos mais cultivados em todo o mundo, ficando atrás somente do arroz, do trigo e do milho.

É muito comum ouvirmos falar que a batata é rica em carboidratos e, por isso, deve ser evitada por quem está tem diabetes. Mas não é compota só energia e também contém vitaminas, minerais e substâncias antioxidantes, como os carotenoides e os fenóis. Para se ter uma ideia, uma batata média com a casca tem cerca de 45% da vitamina C, 18% do potássio e 10% da vitamina B6 que necessitamos por dia. Em sua composição ainda encontramos fósforo, ferro, magnésio e zinco.
Devido a essas substâncias, o tubérculo, tão presente na mesa dos brasileiros, é capaz de fortalecer o sistema imunológico, além de prevenir a pressão alta e atuar como um relaxante muscular. Em nossa alimentação é bem mais completa que outras formas de carboidrato, como o arroz branco, os pães e as massas, e não deve excluída do cardápio, mas consumida com cuidado. . 
OBS: Prefira sempre a batata cozida e, sempre que possível, consuma também a casca do legume. A batata frita, além de perder parte de seus nutrientes, também é fone de gorduras ruins e se torna

Nenhum comentário:

Postar um comentário