A conjuntivite é a inflamação da fina membrana que reveste o globo ocular, afectando também a parte interior das pálpebras e adquirindo um tom avermelhado (ao invés do seu aspecto transparente habitual). Na maioria das vezes, é causada por inflamações e pode ser agravada pela exposição a elementos como fumo, pó ou água contaminada.
Tendo uma origem inflamatória, a conjuntivite pode ser trata com várias plantas medicinais, que têm um efeito predominantemente anti-inflamatório e anti-séptico. A aplicação, na grande maioria dos casos, faz-se localmente.
Uma doença semelhante é a blefarite, tratando-se da inflamação das pálpebras, e que pode ser tratada exactamente da mesma forma que a conjuntivite.
Plantas medicinais para o tratamento da conjuntivite:
- Tratando a conjuntivite com ervas medicinais
- Camomila – lavagens oculares com infusão
- Cenoura – crua ou em sumo
- Hamamélia – lavagens oculares com infusão de folhas
- Rosa-canina – lavagens oculares com água de rosas
- Roseira – infusão de pétalas
- Sabugueiro – compressas e lavagens oculares com infusão (de flores)
- Tanchagem – lavagens oculares com decocção
Compressas à base de ervas medicinais podem acalmar os sintomas da conjuntivite, graças ao seu efeito anti inflamatório. Atenção trata-se de uma medida complementar, portanto tome cuidado com o risco de alergia. Quando preparar as compressas, utilize uma gaze para filtrar e aplicar sobre o olho e assegure a melhor higiene possível para evitar uma infecção suplementar do olho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário