Basta um pouco de poeira, fumaça ou cheiro forte para quem sofre com a rinite começar a espirrar instantaneamente. O problema atinge uma parte considerável da população – cerca de 20% – e surge principalmente em sua forma alérgica. Além dos espirros, a rinite também causa coriza, e congestão nasal. Isso acontece quando há uma inflamação da mucosa, provocada por agentes alergênicos, bactéria ou vírus.
O principal causador desse tipo de reação é o ácaro, um aracnídeo minúsculo, cujos excrementos provocam a alergia. Os ácaros são encontrados em colchões, almofadas, travesseiros, tapetes e bichinhos de pelúcia. Por isso, uma boa forma de evitar a rinite alérgica é manter esses itens sempre limpos e os ambientes bem arejados.
A hortelã também pode ajudar a reduzir os sintomas da rinite alérgica. A erva atua no sistema respiratório, atenuando a inflamação da mucosa nasal. Por isso, o uso da hortelã pode inibir a coriza e acabar com os espirros causados pela rinite.
Como preparar.
Você vai precisar de:
- 1 punhado de folhas de hortelã
- 1/2 litro de água
Modo de Preparo:
Com a ajuda de um almofariz, esmague as folhas até que elas liberem um sumo verde escuro. Depois acrescente a água na pasta de hortelã e leve ao fogo até que levante fervura.
Posologia
Com a mistura ainda quente, aspire o vapor da hortelã. Para facilitar o processo, faça um funil de papel para aspirar o vapor através dele. Use sempre que sentir os sintomas da rinite incomodando.
Cuidado
O vapor quente pode queimar a pele. Evite se aproximar muito do recipiente e espere a mistura esfriar um pouco antes de utilizar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário