Maria Lopes e a Fitoterapia

Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

terça-feira, 23 de abril de 2013

CATUABA Anemopaegma arvense


A Catuaba é uma árvore originária do Brasil, cuja casca é bastante utilizada como um afrodisíaco natural. Além disso, a planta medicinal também atua como: ansiolítico (reduz a ansiedade), bactericida, antioxidante, diurético, expectorante, tônico e vasodilatador. Suas substâncias também estimulam o sistema nervoso central. Por isso, a catuaba pode ser utilizada para melhorar a memória e amenizar o nervosismo.
De todas essas propriedades, a erva medicinal ficou mais conhecida por combater a impotência sexual, comum entre os homens com mais idade. O chá de catuaba é indicado para fadiga, insônia, ansiedade e também com tônico afrodisíaco. 
Veja como preparar o remédio caseiro.
Você vai precisar de:

1 colher (sopa) de cascas de catuaba 


1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte a água e as cascas da catuaba e leve para ferver. Quando levantar ebulição, aguarde 10 minutos e então desligue o fogo. Tampe o recipiente de deixe descansar por mais 10 minutos. Em seguida coe o chá e guarde em uma garrada de vidro na eladeira

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícara do chá de catuaba ao longo do dia. A bebida pode ser consumida morna, em temperatura ambiente ou gelada. O ideal é preparar o chá diariamente, para aproveitar todas as propriedades benéficas.

Princípios Ativos: Alcalóide (semelhante à atropina e à ioimbina), substâncias amargas (catuabina), matérias aromáticas, taninos, resinas, lipídeos.

Propriedades medicinais: Ansiolitico, afrodisíaco, anti-sifílico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.

Indicações: Afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.

Parte utilizada: Folhas, raiz, casca.

Contra-indicações/cuidados: Portadores de glaucoma têm que conferir a pressão ocular e evitar o uso contínuo de catuaba pois ela pode aumentar o glaucoma; Paciente com pré-excitação ventricular, como no caso da síndrome de Wolf-Parkinson-Wite, podem desenvolver taquicardia; Pessoas sensíveis podem ter cefaléia por causa do ioimbina; Contra indicado para grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas.

Modo de usar:

- 20 g no vinho branco (pode misturar marapuana). Deixar 7 dias e tomar um cálice nas refeições: estimulante geral, afrodisíaco;
- Infusão no álcool, para uso externo: paralisias parciais.
- Pó das folhas: 0,5 g três vezes ao dia: afrodisíaco e tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio e concentração, impotência sexual;

- Extrato fluído das folhas: duas colheres das de sobremesa ao dia três vezes ao dia.

- Infusão das folhas. Tomar 2 colheres de sobremesas ao dia: afrodisíaco, tonificante do 
sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio, concentração, impotência sexual;

- Decocção da casca : afecções do sistema nervoso, falta de memória, nervosismo, anti-sifílico, convalescença, digestão, esgotamento, estimulante, expectorante, frigidez, fraqueza, hipocondria, insônia (de origem nervosa), impotência sexual, insuficiência mental, neurastenia, neurastenia, peitoral, tônico e estimulante do sistema nervoso.

Farmacologia:A catuaba modifica as funções neuro-vegetativas, a nível dos centres nervosos e dos impulses nervosos dos nervos motores. Os alcaloides atropinicos causam midriase por paralisação das fibras musculares da pupila; Verificou-se que a Catuaba tern atividade parassimpaticometica e adrenergica. A iombina reduz a adesividade plaquetária, tem ação vasodilatadora e protetora do endotelio capilar; Dilata a arteria peniana e aumenta o tempo de ereção.

Posologia:Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diarias, diluidos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de rizomas em decocção até 3 vezes ao dia.

Superdosagem:Não há relatos, caso ocorra devera ser feito o esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiolágico e colocacao de sonda nasogastrica. Em caso de sintomas atropinicos intensos deve-se usar um colinergico ou um B-bloqueador, com monitoramento e assistencia ventilatoria eventual. Catuaba 

Parte do texto; Plantas que curam.com.br

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 15:49 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

MELÃO DE SÃO CAETANO

MELÃO DE SÃO CAETANO Momordica charantia Descrição : Erva da família das cucurbitaceae, tambêm conhecida como erva de São Caetano, fruto de cobra, erva das lavadeira e melãozinho. Trata-se de um cipó herbácio, de cheiro desagradável, caule sulcado e fino, ramos quadrangulares, folhas palmatífidas, e alternas, flores amarelo-pálidas ou brancas em cachos ou corimbos, solitárias masculino e femininas, e fruto abrindo-se em três válvulas espinhosas, cor-de-ouro, tendo, no interior, as sementes cobertas de um arilo vermelho de 1.6 à 3 centímentros


  1. O fruto é uma cápsula coberta de protuberâncias moles, de constência carnosa, amarelo-avermelhado quando maduros. As semente são comidas pelas crianças e muito procuradas pelos passarinhos e crianças. Suas folhas clareiam a roupa e tiram machas. Todo o fruto é comestível quando novo. Origem : Originária da África Habitat : Encontra-se em áreas tropicais da amazônia, África, Ásia e Caribe. Aparece em quase todo o Brasil em terrenos abandonados.

 História
: Foi largamente utilizado pela medicina popular e pelas tribos do amazônas. Principalmente pelas lavadeiras para clarear roupas e tirar manchas.
 Parte utilizada: Frutos, hastes, folhas e arilo das sementes.

 Propriedades : antileucorréico, anticatarral, anti-reumático, bactericida, antivirótico, anticancerígeno, antileucêmico, antitumoral, hipoglecimiante, anti-inflamatório nas colites, purgativo nas constispações com fezes ressecadas, vermífugo e anti-parasitário externo. Indicações : Inflamações hepáticas, diabetes, cólicas abdominais, problemas de pele, queimaduras com leucorréias purulentas, furúnculos e hemorróidas, triglicerídios, prisão de ventre, tosse, catarro amarelo, febres intermitentes, gripes, faringites como febrífico, edemas inflamatórios como diurético, Eczemas, nódulos, abcessos como resolutivos e antiinflamatórios, oligomenorréias e dismenorréias, como enemagogo e antiespasmódico. Dores articulares em geral como analgésico.

 Principios Ativo : momordicina, momordicripina e ácido momórdico, alcalóides, triterpenos, proteínas, curcubitacina B, esteróides, saponinas esterodais, charantina, peptídeos, insulino-sememlhantes, componentes ativos ativos, charantina, charina, criptoxantina, curcubitacina, curcubitano, cicloartenol, diosgenina, ácido gentisico, goyalglicosídeos, gayasaponinas, inibidorera de guanilato-ciclase, gipsoláurico, ácido linoleico, ácido linolenico, momocharasideo, momocharina, momordenol, multitiflorenol, ácido oxálico, pentedecanos, peptídeos, ácido petroselínico, ácido rosmarínico, rubixantina, spinasterol, glicosídeos esterodais, estigmatadióis, estigmasterol, taraxerol, trehalose, inibidores da tripsina, uracil, vacina, v-insulina, verbascosídeos, zeatina-ribosídeo, zeaxantina e zeinoxantina, Modo de Usar : infusão de folhas secas, para leucorréia e menstruações difíceis, 10 gramas por litro de água. Sumo - feito com folhas e misturado com óleo de amêndoas doces, é usado em queimaduras. decocção para diabétes - 5 gramas de folha fresca picadas em 1/4 de litro de água fria. Aquecer e ferver por 1 minuto. Deixar em repouso por 10 minutos e coar.

 Tomar 1/2 copo pela manhã e 1/2 copo antes do jantar. infusão - 20 gramas de folhas e flores em 1 litro de água. Tomar 1/2 copo de manhã e 1/2 antes dom jantar. Pomada - raspar e misturar a polpa dos frutos com vaselina, para provocar a supuração nos casos de tumores, furúnculos. - frutos cozidos: vomitivos e antivenéreos. - frutos maduros em cataplasmas: hemostáticos. - suco das folhas: emético, purgante, mordida de serpentes e afecções biliares. - raiz: adstringente. - decocção das folhas: infecções da pele. - infusão das folhas (forte): escabiose, picadas de insetos, malária, pruridos e úlceras malignas - infusão da planta inteira: resfriado - folhas e frutos: gogo das aves - infusão de 10 g de folhas secas por litro de água: leucorréia, menstruações difíceis e cólicas causadas por vermes. - infusão do fruto: hemorróidas. - ungüento: arilo contuso misturado com vaselina: tumores, furúnculos e carbúnculos. - suco: machucar as folhas verdes em óleo de amêndoas doces: queimadura. - suco puro das folhas: sarna. Contra-indicações/cuidados: gestantes, nutrizes e crianças; as sementes contém compostos tóxicos e teratogênicos, não devendo ser ingeridas em grandes quantidades, pois tambêm é abortivo e inibidor sa síntese proteíca. Tambêm é contra indiciada para pessoas que querem ter filhos. Não administrar em diabéticos, pois tem efeitos hipoglicêmicos e portadores de diarréia crônica, pois aumenta o número de evacuações e provoca a diarréia pastosa. As sementes têm compostos tóxicos e não devem ser ingeridas em grandes quantidades. Causa alterações nos testes laboratoriais do sangue - glicosúria falso-negativo em exames que usem fitas oxididantes-reagentes e reagentes de Benedict; embora não tenha efeitos fobre as leveduras e fungos; seu uso prilongado pode prejudicar a flora bacteriana fisiológica levando ao crescimento de certas leveduras oportunistas, como a cândida. Efeitos colaterais: causa queda drástica da taxa de glicose sangüínea (hipoglicemia) em poucas horas; pode ter ação teratogênica; in vitro, é um inibidor da síntese protéica; pode causar aborto. Superdosagem : alguns autores afirmam que meia colherada do sumo do fruto maduro pode matar um bezerro grande em 16 horas, depois de apresentar vômitos e diarréia; constatou-se lesões testiculares em cães e alterações sobre os parâmetros sangüineos em suínos.
 Posologia : Adultos - 3 a 6 ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diárias, diluídos em água, em uso internos - para todas as indiciações; 3 gramas de planta inteira seca ou 6 gramas de planta inteira fresca ( 1 colher de sobremesa para cada xícara de água ) em decocto ou infuso até 3 vezes ao dia, com interevalos menores que 12 horas em uso interno para todas as indicações;
Cápsulas : 1000 mg duas vezes ao dia em todas as indicações.
Os frutos maduros vaporizados e transformados em polpa podem ser aplicados sobre e pele em emplastos;
 O suco de 1 ou 2 frutos pode ser usado em todas as queixas gastrointestinais, nas parasitoses, para reduzir o colesterol e triglicerídeos, 2 vezes ao dia
. Crianças - tomar de 1/6 a 1/2 doses de acordo com a idade. Veja tambêm em nosso site:

 BANHO DE ASSENTO DO MELÃO DE SÃO CAETANO CHÁ DAS FOLHAS E RAMOS DO MELÃO DE SÃO CAETANO
 Artigos sobre o Melão de São Caetano em outros sites : Melão-de-são-caetano (Momordica charantia L.), uma planta com potencial para a economia agrária e saúde alternativa, Marcelo Rigotti, Escola superiro de agricultura Luiz Queiróz, Universidade de São Paulo. Farmacologia : Um dos princípios ativos demonstrou clinicamente ser capazde inibir a guanilato-ciclase, que parece estar associada ao aparecimento da psoríase e está ligada ao crescimento de células leucêmicas e cancerosas. A momordina demonstrou clinicamenteatividade anticancerosa contra o linfoma de Hodgkins em animais. Outras proteínas - a e B-rnomorcharina, cucurbitacina B - foram testadas por seus prováveis efeitos anticanceroso. Um análogo químico destas proteínas do melão de são caetano foi desenvolvido, patenteado e denominado "MAP-30"; seus criadores relatam que ele é capaz de inibir o crescimento de tumores da próstata. Duas dessas proteínas - a e b momorcharina, também foram descritas como inibidoras do vírus HIV in vitro. Num estudo, as células infectadas com o vírus H IV tratadas com a e B-momorcharina mostraram perda quase total do antígeno do vírus, enquanto as células normais não foram afetadas. Os inventores do ''MAP-30" registraram outra patente que estabelece "útil para tratamento de tumores e infecções por HIV. Outro estudo clínico mostrou que a atividade anliviral do ''MAP·30" também estava relacionada com o vírus do herpes in vitro (Lee -Huang, S. e cols., 1995 e Bourinbaiar, AS. e cols., 1996); Em vários estudos, pelo menos 3 grupos diferentes de princípios ativos encontrados em todas as partes do melão de são caetano demonstraram clinicamente propriedades hipoglicemiantes e outras ações benéficas contra o diabetes mellitus. Estes princípios incluem uma mistura de saponinas esteroidais (charantinas), peptídeos insulino­semelhantes e alcalóides. Efeito hipoglicémico foi maior na fruta, onde estes compostos são mais abundantes; Até agora, perto de 100 estudos in vivo demonstraram o efeito hipoglicemiante deste fruto; Também se demonstrou sua capacidade de aumentar a absorção de glicose , aumentar a liberação de insulina e potencializar seu efeito. Em outro estudo in vivo O fruto e as sementes mostraram redução do colesterol total. Num estudo, os níveis de colesterol e triglicerídios elevados em ratos diabéticos retornaram a níveis normais após 10 semanas de tratamento; Inúmeros estudos in vivo já demonstraram a antividade antitumoral da planta inteira - extrato aquoso bloqueando o crescimento de carcinoma prostático em ratos; extrato aquoso quente inibindo o crescimento de tumores mamários em ratas. Outros estudos in vitro também provaram a atividade anticancerosa e antileucêmica contra várias linhagens celulares, incluindo câncer de fígado, leucemia humana, mela-noma e sarcomas sólidos; Tanto a planta como muitos de seus princípios ativos isolados foram documenta­dos com atividade antiviral in vitro contra os seguintes vírus: Epstein-Barr, herpes e HIVs. Em um estudo in vivo o extrato da folha aumentou a resistência a infecções e teve efeito imunoestimulante em animais e humanos, aumentando a produção de interteron e atividade mortífera natural sobre as células; Em adição, extratos das folhas mostraram atividade antimicrobiana de largo espectro, in vitro contra E. coli, Staphylococcus, Pseudomonas, Salmonella, Strepto-bacillus e Streptococcus. Um extrato da planta inteira mostrou atividade antiprotozoárica contra Entamoeba histolytica. O fruto e seu suco mostraram as mesmas propriedades antibacterianas e num outro estudo o extrato do fruto mostrou atividade contra a Helicobacter pylori; Vários estudos clínicos in vivo demonstraram a toxidade relativamente baixa de todas as partes da planta quando ingeridas oralmente. Entretanto, a toxidade e até a morte de cobaias acontece com o uso intravenoso. Alguns estudos sugerem os extratos do fruto e a folha como seguros na gravidez se ingeridos oralmente. As sementes são abortivas para cobaias e as raízessão estimulantes uterinos em cobaias; O fruto e a folha têm efeito antifertilidade invivo em fêmeas, não afetando a produção de esperma negativamente. Interação Medicamentosa : Potencializa e clorpropamida, insuiane drogas antidiabéticas e drogas redutoras do coleterol; evitar o uso concomitante; Potencializa o efeito de plantas laxativas e depletoras de potássio. Read more: http://www.plantasquecuram.com.br/ervas/melao-de-sao-caetano.html#.UXbpgLWG0z4#ixzz2RJpk2vTI  Texto foi extraido de:plantas que curam .com.br
Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 13:14 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

domingo, 21 de abril de 2013

Abobrinha, uma saborosa aliada da dieta


Rica em vitaminas, encharcada de água, pouco calórica e saborosa. Não são poucos os atrativos da abobrinha, hortaliça que pode ser consumida o ano inteiro devido a boa adaptação a diferentes temperaturas, mas que tem em outubro e novembro a melhor época de sua versão conhecida como italiana.

A abobrinha tem diversas propriedades nutricionais e medicinais, sendo fonte de vitaminas A, C e potássio. “Esta hortaliça também é rica em nutrientes famosos por evitarem problemas cardiovasculares como o magnésio e o ácido fólico”, acrescenta Elena Goñi Ermida, especialista em nutrição clínica pela ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição de São Paulo),

Por ser composta por 94% de água, a abobrinha é um legume de poucas calorias. Em média, um fruto de 200g apresenta 66 Kcal. “É um alimento excelente para dietas de emagrecimento ou manutenção de peso. Uma dica é deixá-las fatiadas na geladeira para beliscar sempre que sentir fome”.

Outro benefício da abobrinha é a presença de betacaroteno em sua casca. Esse importante antioxidante auxilia nas inibição dos radicais livres e também ajuda no bronzeamento da pele durante a exposição solar. “Vale lembrar que para consumir a casca desse alimento é importante que eles  sejam de origem orgânica para se evitar o consumo de agrotóxicos”, ressalta.

A forma ideal de consumo da abobrinha é o cozimento al dente ou apenas no vapor para preservar seus nutrientes. “O sabor neutro da abobrinha complementa outros ingredientes em diversos pratos.
Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 16:54 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Comer 1 tomate todos os dias previne vário problemas de doença


Ingrediente eclético e que combina em pratos e receitas tão variadas quanto saladas, molhos, carnes e sucos, o tomate tem qualidades nutricionais das mais variadas. 
É rico em vitaminas A, B e C, que contribuem bastante com o bom funcionamento do nosso organismo, e alguns nutrientes do tomate também auxiliam no tratamento de diversas doenças.

O tomate ajuda na estimulação da secreção gástrica e na ação depurativa do sangue, ou seja, deixa mais puro, mais limpo o nosso sangue. Além disso, ele ajuda a prevenir o reumatismo e a astenia – ausência ou perda de força muscular.

 “O tomate também favorece o crescimento e a ossificação, além de ser um excelente auxiliar contra as infecções bacterianas, pertubações digestivas e pulmonares”, complementa a nutricionista Paula Castilho.

Por seu poder nutritivo, também é indicado para ajudar a combater as doenças cardíacas. As sementes do tomate são eficazes no impedimento da formação de coágulos. O fruto ainda pode ser recomendado para tratamento contra caspa e queda de cabelo. O tomate cozido pode auxiliar na prevenção de tipos de câncer, como o de próstata. “O tomate possuiu uma substância altamente antioxidante, chamada licopeno, que é encontrado em grande concentração quando cozido”, explica a nutricionista.
E para quem sofre com acne ou outros problemas dermatológicos, saiba que o tomate é um forte aliado para tratamentos de pele por ser capaz de estimular a produção de procolágeno, substância produzida pelo corpo humano que ajuda na prevenção a rugas, envelhecimento precoce, espinhas e outros problemas. Alguns tratamentos estéticos e mesmo de combate à acne já usam o tomate como auxiliar. Uma máscara de limpeza pode ser feita em casa e trará um bom resultado. Antes de aplicá-la, lave bem o rosto.

 Veja:
-  1 tomate bem maduro triturado-  1 colher de sopa de iogurte natural-   Misture bem os ingredientes e aplique durante 15 minutos no rosto.
- Essa máscara pode ser usada semanalmente. 
Outra receita nutritiva e preventiva com o tomate serve para combater os cálculos renais. Faça um chá com as folhas do tomateiro, pois elas têm a propriedade de eliminar o ácido úrico e são diuréticas, o que previne o cálculo renal. 

Anote a receita:
- 2 colheres de sopa com folhas de tomateiro fatiadas
-  2 copos de água bem quente
-  Deixe em infusão abafado por 15 minutos
- Beba três xícaras do chá ao longo do dia. Não o coloque na geladeira!
E pra quem gosta de sucos, o suco de tomate tem um efeito positivo sobre adigestão. O potássio e a vitamina C estimulam o metabolismo e atuam como diurético natural. Faça você mesmo um delicioso suco de tomate:
- 2 colheres de sopa de tomates picados, sem pele e sem semente
- 1 xícara de água
- ½ xícara de suco de limão
- Bata tudo no liquidificador e sirva Texto extraído da internet
Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 16:50 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 15 de abril de 2013

Tratando a depressão e a incontinência urinária

A incontinência urinária nada mais é que a dificuldade para controlar a eliminação da urina. O problema, também conhecido como enurese, é mais comum em idosos ou em pessoas que tenham passado por outros problemas de saúde.

Ao longo da vida, é muito importante que tomemos alguns cuidados, com o objetivo de conservar o bom funcionamento do sistema urinário. A ingestão de líquidos e a prática esportiva, por exemplo, ajudam a prevenir a enurese.

O chá de hipérico também auxilia no tratamento da incontinência urinária. O ideal é procurar um especialista, seguir todas as recomendações e utilizar o medicamento caseiro apenas como um complemento das indicações médicas. Observe a forma de preparo.

rva-de-são-joão (Hipérico) - Linha Jardim de Flores Planta perene, produz lindas flores amarelo-douradas, de grande valor ornamental. Trata-se de uma poderosa planta medicinal, com efeitos sedativos e calmantes, muito usada popularmente como uma forma natural de tratar a depressão. O chá de hipérico ajuda a tratar a ansiedade, depressão, distúrbios emocionais leves, desordens nervosas, apatia, distúrbios do sono, etc. sem os feitos colaterais dos remédios anti-depressivos. As flores devem ser colhidas logo que desabrocham, juntamente com as folhas. Flores e folhas do hipérico Você vai precisar de:

2 colheres (sopa) do hipérico seco e picado 1 xícara (chá) de água Modo de Preparo:

Coloque o hipérico picado no fundo de uma xícara. Depois despeje a água fervente sobre a erva e tampe a mistura. Mantenha em infusão até amornar, coe e tome assim que terminar o preparo. Posologia: Tomar 1 xícara do chá de hipérico (equivalente à receita acima) 3 vezes ao dia.

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 11:09 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Canela: muitos benefícios além do sabor em estudos publicados nos últimos 10 anos

Canela: muitos beneficios além do sabor A canela é a especiaria extraída da porção interna da casca da caneleira. A caneleira é uma árvore originária do Ceilão, da Birmânia e da Índia e conhecida há mais de 2500 anos a.C. pelos chineses. Seu nome científico, "cinnamomum", segundo referências, é derivado da palavra indonésia "kayu manis", que significa "madeira doce". São duas as espécies mais difundidas: a Cinnamomum zeylanicum, originária do Ceilão, atual Sri Lanka, e a Cinnamomum cassia, conhecida como canela-da-China. Esta é a espécie comercializada no Brasil.

A ciência moderna a cada dia tem confirmado o efeito terapêutico de muitas ervas e especiarias de uso milenar. Isto se aplica com muita propriedade à canela da China.

Veja os benefícios para a saúde que a literatura científica tem atribuído à canela:

Varios estudos publicados nos últimos 10 anos tem demonstrado um efeito regulatório da canela sobre os níveis de açúcar (glicose) no sangue, tornando-a particularmente útil para indivíduos com resistência insulínica e Diabetes tipo II. Um dos primeiros estudos que observou este efeito em humanos foi publicado em 2003 no periódico cientifico “Diabetes Care”. Neste estudo, 60 pessoas com Diabetes tipo II receberam 1, 3 ou 6 gramas de canela diariamente em forma de comprimidos, quantidade aproximadamente equivalente a 1 colher de chá de canela em pó. Após 40 dias, todas as 3 quantidades testadas foram eficazes em reduzir a glicemia de jejum em 18 a 29%, os níveis de triglicerídios no sangue em 23 a 30%, e os níveis de colesterol LDL(colesterol ruim) em 7 a 27%.

A Canela tem propriedades antiinflamatórias. Em um estudo na Universidade de Copenhagen, pacientes que receberam meia colher de chá de canela associada a 1 colher de sopa de mel antes do desjejum tiveram uma significativa melhora nas dores artríticas após uma semana e puderam caminhar sem dor dentro de um mês.

Em alguns estudos, a canela tem demonstrado propriedades antifúngicas, inclusive contra fungos resistentes a antibióticos.

Um estudo concluiu que mastigar canela ou apenas cheirá-la teve influência positiva na função cognitiva melhorando a atenção e memória.

Em um estudo publicado por pesquisadores do Departamento Americano de Agricultura de Maryland, a canela reduziu significativamente a proliferação de células cancerosas de leucemia e linfoma. Estudos in vitro tem atribuido à canela propriedades anticoagulantes,diminuindo a viscosidade de sangue. Pesquisadores da universidade do Kansas encontraram que a canela previne o crescimento de Escherichia coli (bactéria patogênica) em sucos não pasteurizados Em 2006, no “meeting” anual do Colégio Americano de Nutrição, pesquisadores apresentaram um pequeno estudo que mostrou importantes efeitos antioxidantes de um extrato aquoso de canela em pacientes diabéticos e pré diabéticos. Os antioxidantes são substâncias que combatem os radicais livres associados ao envelhecimento prematuro e patologias crônicas. A canela é uma boa fonte de manganês, cálcio e ferro.

Fontes: 1. Khan A, Safdar M, Ali Khan MM, Khattak KN, Anderson RA. Cinnamon improves glucose and lipids of people with type 2 diabetes. Diabetes Care. 26.12 (2003): 3215-3218. 2. Verspohl EJ, Bauer K, Neddermann E. Antidiabetic effect of Cinnamomum cassia and Cinnamomum zeylanicum in vivo and in vitro. Phytotherapy Research. 19.3 (2005): 203-206. 3. Hlebowicz J, Darwiche G, Björgell O, Almér LO. Effect of cinnamon on postprandial blood glucose, gastric emptying, and satiety in healthy subjects. Am J Clin Nutr. 2007 Jun;85(6):1552-6. 2007 4. Quale JM, Landman D, Zaman MM, et al. In vitro activity of Cinnamomum zeylanicum against azole resistant and sensitive Candida species and a pilot study of cinnamon for oral candidiasis. Am J Chin Med 1996;24(2):103-9 1996. 5. American Journal of Clinical Nutrition, Vol. 85, No. 6, 1552-1556, June 2007 6. Akenaga M, Hirai A, Terano T, et al. In vitro effect of cinnamic aldehyde, a main component of Cinnamomi Cortex, on human platelet aggregation and arachidonic acid metabolism. J Pharmacobiodyn 1987 May;10(5):201-8 1987 matéria extraida do blogspot: vivendo e morrendo pela boca

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 07:18 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Estudos científicos comprovam que a castanha da índia (Aesculus hippocastanum) possui propriedades medicinais importantes.

Estudos científicos comprovam que a castanha da índia (Aesculus hippocastanum) possui propriedades medicinais importantes. Os pesquisadores afirmam que a semente da planta é capaz atuar de forma positiva no sistema circulatório. Por isso, o consumo da castanha da índia é indicado para tratar problemas relacionados à circulação, como varizes e hemorroidas.

As substâncias ativas são encontradas na semente com casca. Para extraí-las é necessário preparar um decocção. Por isso, o chá de castanha da índia deve ser feito conforme as recomendações abaixo.

Sementes da Castanha da Índia Você vai precisar de:

1,5 g (equivalente a ½ colher de sopa) do pó da semente de castanha da índia; 150 ml (1 xícara de chá) de água filtrada Modo de Preparo:

Junte a castanha da índia e a água e leve para ferver em fogo brando. Depois que levantar fervura, deixe cozinha por mais 5 minutos e desligue. Espera a mistura amornar e coe com um coador de pano limpo. Posologia

Beber 1 xícara do chá de castanha da índia duas vezes ao dia, após as refeições. Cuidados

O chá não deve ser consumido por mulheres grávidas ou em fase de amamentação. Quem sofre com insuficiência hepática ou renal também precisa evitar a castanha da índia. O tratamento não deve ser feito juntamente com anticoagulantes.

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 20:33 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Aprenda para que serve o chá de eucalipto

O eucalipto é uma planta medicinal poderosa, repleta de substâncias benéficas para a nossa saúde. O óleo essencial, retirado das folhas do eucalipto, possui função antisséptica e desinfetante. O eucalipto também pode ser usado no tratamento de doenças respiratórias, como a asma, a bronquite, a sinusite, a rinite e a tosse. Além disso, a planta também é útil no combate de doenças reumáticas e dores musculares. O chá de eucalipto é indicado principalmente para doenças respiratórias. Veja como preparar e consumir o remédio natural!

Aprenda para que serve o chá de eucalipto Você vai precisar de:

1 colher (sopa) de folhas de eucalipto picadas 1 xícara (chá) de água Modo de Preparo:

Deposite as folhas picada em um xícara de porcelana ou de vidro. Despeje a água fervente sobre as folhas, tampe e deixe descansar. Quando o chá estiver morno, na temperatura ideal para beber, passe por um coador de pano bem limpo e tome em seguida. Posologia

Tomar 3 xícaras do chá ao longo do dia, preferencialmente pela manhã, à tarde e antes de dormir. O chá pode ser consumido com gotas de limão e adoçado com mel. Cuidados

O chá de eucalipto não é indicado para mulheres grávidas ou no período de amamentação. Crianças menores de 2 anos também não devem consumir o chá de eucalipto. Lembre-se sempre de consultar um médico antes de recorrer aos remédios naturais.

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 20:26 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

Chá para dores musculares

O assa-peixe (Vernonia polyanthes) é uma planta medicinal comum no Brasil. Seu uso é indicado principalmente em casos de bronquite e tosse persistente. Nesses casos, o ideal é preparar a infusão com as folhas e tomar três vezes ao dia. O que pouca gente sabe é que o assa-peixe também é eficaz no tratamento das dores musculares. Para amenizar a dor, deve ser feito o uso tópico do mesmo chá em compressas no local afetado.

Os efeitos positivos do assa-peixe são confirmados por pesquisadores brasileiros. Seguindo o modo correto de preparo da infusão e respeitando as quantidades indicadas, é possível obter bons resultados com a receita de chá. Siga as instruções para fazer o remédio natural em casa.

Folhas do Assa-Peixe Você vai precisar de:

3 g (1 colher de sopa) das folhas do assa-peixe picadas 150 ml (1 xícara de chá) de água Modo de Preparo:

Primeiramente ferva a água. Depois adicione as folhas bem picadas, mantenha abafado por 10 minutos, coe e reserve. Posologia

Tosse: fazer gargarejos com o chá morno 3 vezes ao dia;

Bronquite: tomar o chá adoçado com mel 3 vezes ao dia;

Dores musculares: fazer compressas com o chá morno sobre a parte do corpo dolorida.

Cuidados: O chá de assa-peixe não pode ser ingerido por mulheres grávidas ou em período de lactação.

Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 20:22 Nenhum comentário:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest

segunda-feira, 8 de abril de 2013

O alpiste passou por profunda pesquisa na Universidade Nacional do México


LEITE DE ALPISTE, PODEROSO NA CURA DO DIABETES


                                                         FOTO BY BEATRIZ PEREZ

O leite de enzimas de alpiste - acabam com a diabetes em semanas, curam a
cirrose e o fígado

Os resultados iniciais são excelentes naquilo que
diz respeito a um melhor funcionamento orgânico,
disposição, etc.
Assim, repasso a informação, desejando que a
contribuição dessa complementação alimentar seja
proveitosa a todos.
O alpiste passou por profunda pesquisa na
Universidade Nacional do México em função
do alto valor proteico e dos seus aminoácidos
estáveis que podem circular seguros e
indestrutíveis pelo organismo.
A gramínea é originária do Mediterrâneo e
comercializada em todo mundo apenas como
alimento para pássaros domésticos.
O resultado da pesquisa revelou que o alpiste
tem a capacidade de recarregar e curar o organismo humano.

Também, o leite de enzimas do alpiste (um copo)
apresenta mais proteínas do que dois ou três quilos de carne.
Segundo os dados da universidade mexicana, as enzimas
do leite de alpiste desinflamam nossos órgãos,
em especial o fígado, os rins e o pâncreas.
Elas acabam com a diabetes em semanas, curam a
cirrose e o fígado porque conseguem aumentar o
número dos hepatócitos.
Os rins ao serem recarregados com as enzimas do alpiste
passam por uma saudável diurese que elimina o
excesso de líquidos do corpo.
Também reduz a hipertensão e, por possuir a enzima
lipase que dissolve rapidamente depósitos de placas de gordura
das veias e artérias, é grande remédio contra a obesidade e restaurador da tonicidade muscular.
Este leite de enzimas reduz taxas altas de colesterol e
previne o afunilamento das artérias.
Como é diurético funciona em casos de cistites,
abundância de substâncias nitrogenadas no sangue,
ácido úrico, gota, hipertensão arterial, edemas, sobrepeso acompanhado de retenção de líquidos, gastrites
e úlcera do estômago.
O leite de enzimas do alpiste também reduz problemas
relacionados à urina, pedras nos rins e bexiga.
Por ser emoliente relaxa e abranda as partes inflamadas,
além de refrescante se usado externamente em eczemas.
Consumir leite de alpiste é uma injeção de saúde e uma
forte vacina contra diabetes ou qualquer outra
enfermidade que ocorra por altos índices de acidez sanguínea.
Portanto, é importante consumir pelo menos dois ou
três copos do leite de alpiste para assegurar uma figura
delgada e saudável, obviamente acompanhada por
uma mente sã e leve.

Preparo do leite de enzimas de Alpiste:
Pesquisando entre as diversas comunidades que existem
sobre o assunto, percebi que algumas pessoas são
sensíveis à pelicula que cobre a casca do alpiste;
assim, recomendo colocar sete colheres de alpiste
em um litro de água; deixe o alpiste de molho na água,
na geladeira (não no congelador), por 24 horas.
Após, retire-o da geladeira, escoe a água e a substitua
por um litro de água limpa e bata bem por uns quatro
minutos; retire os resíduos escuros que ficam sobre o leite,
bata mais quatro minutos e após, coe várias vezes até
que fique sem os residuos escuros.
Bata mais uma vez só para homogeinizar.
O ideal é beber, pelos menos, dois a três copos no dia.
Nunca adicione frutas ou açúcar ao leite das enzimas.
Açúcar refinado é o veneno que destrói as enzimas
e os benefícios de qualquer alimento.
Nada sobrevive ao açúcar refinado.
A acidez mata as enzimas.

Entre as inúmeras propriedades da receita caseira
de leite de alpiste, está a diminuição dos níveis de ]glicose no sangue, combate a hipertensão, diurética. ]Possui alto valor proteico, pois é rica fonte de aminoácidos e pode ser usado
por atletas como suplementação da dieta e também
vem sendo utilizado em regimes de emagrecimento como
uma receita caseira muito eficiente o leite de alpiste
sendo usado cerca de 20 minutos antes das refeições.
Entre outras indicações do leite de alpiste pode ser
usado como emoliente desinflamando partes do
organismo humano, também auxilia o funcionamento
das vias urinárias e reduz os níveis de colesterol
por possuir uma enzima chamada de lipase que
quebra as moléculas de gordura, use esta receita
caseira de leite de alpiste para sempre ter saúde.

Postado por Dione Zardin Este texto foi extraído da internet. Fonte: naturaleusou.blogspot.com
Postado por Professora Maria Lopes de Andrade às 11:11 4 comentários:
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
Assinar: Postagens (Atom)

Plantas Medicinais.

Plantas Medicinais.
Ervas Aromáticas

Dicionário De Fitoterapia Da Maria Lopes

12/04/2024

12/04/2024.


Pesquisar este blog

Obrigada por seu voto.

Obrigada por seu voto.

Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

PRÊMIO TOP BLOG 2015 VOTE AQUI!

PRÊMIO TOP BLOG 2015 VOTE AQUI!
Maria Lopes e Artes

Grata

Grata

Grata.

Grata.

Maria Lopes e a Fitoterapia é considerado um Blog Popular.

Maria Lopes e a Fitoterapia é considerado um Blog Popular.

marcador de visitas

Este Blog tem classificação 3 Estrelas.

Gifs Animados Estrellas (16)Gifs Animados Estrellas (16)Gifs Animados Estrellas (16)

Obrigada por sua presença neste Blog

Obrigada por sua presença neste Blog

Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

Selo

Selo

Vote Neste Blog!

Top30 Brasil - Vote neste site!

Participe vc também.

Participe vc também.

Estamos entre os mais visitados da WEB.

Estamos entre os mais visitados da WEB.
Maria Lopes

Seguidores

Maria Lopes

Seja Bem Vindo!

Seja Bem Vindo!

A Paz é Possível

PAZ MUNDIAL

Obrigada por sua visita. Feliz Natal!

Participei como convidada por Qualidade de Trabalho CBO 2000 MTE (Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego). Ofício nº194/SE-MTE "Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego". Brasília,17 de maio de 2000.

O significado de "Yeha-Noha" é "desejo de felicidade e prosperidade".

O Dicionário de Fitoterapia recebe muitas visitas

O Dicionário de Fitoterapia recebe muitas visitas
Obrigada por sua presença neste espaço.

O BLOG Maria Lopes e Artes ESTA CONCORRENDO AO PRÊMIO TOP BLOG 2013 BRASIL / DEMOCRACIA DIGITAL

O BLOG Maria Lopes e Artes ESTA CONCORRENDO AO PRÊMIO TOP BLOG 2013 BRASIL / DEMOCRACIA DIGITAL
Passe o mouse
Participei como convidada por
Qualidade de Trabalho CBO 2000 MTE
(Classificação Brasileira de Ocupações do Ministério do Trabalho e Emprego).
Ofício nº194/SE-MTE "Secretaria Executiva do Ministério do Trabalho e Emprego".
Brasília,17 de maio de 2000.
Classificação 4.4 de 5 baseado em 33 votos.


1 2 3 4 5




Large Visitor Globe
Map

Pesquisar este blog

Translate

Volte Sempre. Obrigada por sua visita!

Volte Sempre. Obrigada por sua visita!

Arquivo do blog

  • ►  2024 (7)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  novembro (1)
    • ►  outubro (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  maio (2)
  • ►  2023 (1)
    • ►  julho (1)
  • ►  2022 (3)
    • ►  novembro (1)
    • ►  maio (1)
    • ►  abril (1)
  • ►  2021 (3)
    • ►  agosto (3)
  • ►  2020 (11)
    • ►  novembro (1)
    • ►  setembro (3)
    • ►  julho (6)
    • ►  março (1)
  • ►  2018 (4)
    • ►  março (3)
    • ►  fevereiro (1)
  • ►  2016 (14)
    • ►  julho (2)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (8)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (1)
  • ►  2015 (41)
    • ►  dezembro (12)
    • ►  novembro (4)
    • ►  outubro (10)
    • ►  setembro (1)
    • ►  agosto (6)
    • ►  junho (1)
    • ►  abril (1)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (5)
  • ►  2014 (54)
    • ►  dezembro (8)
    • ►  novembro (18)
    • ►  outubro (4)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (5)
    • ►  maio (5)
    • ►  abril (6)
    • ►  março (1)
    • ►  fevereiro (1)
    • ►  janeiro (5)
  • ▼  2013 (173)
    • ►  dezembro (34)
    • ►  novembro (22)
    • ►  outubro (31)
    • ►  setembro (21)
    • ►  agosto (10)
    • ►  julho (12)
    • ►  junho (7)
    • ►  maio (13)
    • ▼  abril (10)
      • CATUABA Anemopaegma arvense
      • MELÃO DE SÃO CAETANO
      • Abobrinha, uma saborosa aliada da dieta
      • Comer 1 tomate todos os dias previne vário problem...
      • Tratando a depressão e a incontinência urinária
      • Canela: muitos benefícios além do sabor em estudos...
      • Estudos científicos comprovam que a castanha da ín...
      • Aprenda para que serve o chá de eucalipto
      • Chá para dores musculares
      • O alpiste passou por profunda pesquisa na Univers...
    • ►  março (11)
    • ►  fevereiro (2)
  • ►  2012 (25)
    • ►  dezembro (1)
    • ►  setembro (1)
    • ►  julho (22)
    • ►  junho (1)

Quem sou eu

Minha foto
Professora Maria Lopes de Andrade
Jornalista Reg. CPJ. 24.825 - 76 - RJ,Radialista, Parapsicóloga Clínica, Acupunturista,Reikiana Master, Terapeuta Quântica, Florais, Aromaterapeuta, Arteterapeuta, Homeopata Metafísica ( Coordenadora de Estagio do Curso de Extensão em Homeopatia da Faculdade Federal de Viçosa- MG/ Reg: Livro 10, Nº 21615,Folha 193 v).,Participei do CBO 2000 a convite do MTE,, Ministério do Trabalho e Emprego, Terapeuta Integrativa, novo conceito da OMS (Organização Mundial da Saúde) por integrar a mente, o corpo e o espírito no tratamento das pessoas. Registro De Terapeuta Holístico E Integrativo. Nº do RTC 104193,
Ver meu perfil completo
Chá de tomateiro

Estamos entre os mais visitados da WEB

Estamos entre os mais visitados da WEB
Obrigada por sua visita, és meu convidado para conhecer todos os outros Blogs Maria Lopes.Grata por sua presença. Total de visitas entre todos os Blogs Maria Lopes =54000

Maria Lopes e a Homeopatia2

Maria Lopes e Artes

Aniversariantes do dia

Maria Lopes e Músicas

Maria Lopesde e Grandes Seres

Maria Lopes e Temas Transversais

Maria Lopes3 e Ervas Medicinais

Marialopeseafito...

vmarialopeseconv...

Fator X e Maria Lopes

Maria Lopes e a Homeopatia Metafísica

Mitos Orações Crenças

Maria Lopes e Culturas

Tema Janela de imagem. Imagens de tema por konradlew. Tecnologia do Blogger.