Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

terça-feira, 23 de abril de 2013

CATUABA Anemopaegma arvense


A Catuaba é uma árvore originária do Brasil, cuja casca é bastante utilizada como um afrodisíaco natural. Além disso, a planta medicinal também atua como: ansiolítico (reduz a ansiedade), bactericida, antioxidante, diurético, expectorante, tônico e vasodilatador. Suas substâncias também estimulam o sistema nervoso central. Por isso, a catuaba pode ser utilizada para melhorar a memória e amenizar o nervosismo.
De todas essas propriedades, a erva medicinal ficou mais conhecida por combater a impotência sexual, comum entre os homens com mais idade. O chá de catuaba é indicado para fadiga, insônia, ansiedade e também com tônico afrodisíaco. 
Veja como preparar o remédio caseiro.
Você vai precisar de:

1 colher (sopa) de cascas de catuaba 


1 litro de água

Modo de Preparo:

Junte a água e as cascas da catuaba e leve para ferver. Quando levantar ebulição, aguarde 10 minutos e então desligue o fogo. Tampe o recipiente de deixe descansar por mais 10 minutos. Em seguida coe o chá e guarde em uma garrada de vidro na eladeira

Posologia

Tomar de 2 a 3 xícara do chá de catuaba ao longo do dia. A bebida pode ser consumida morna, em temperatura ambiente ou gelada. O ideal é preparar o chá diariamente, para aproveitar todas as propriedades benéficas.

Princípios Ativos: Alcalóide (semelhante à atropina e à ioimbina), substâncias amargas (catuabina), matérias aromáticas, taninos, resinas, lipídeos.

Propriedades medicinais: Ansiolitico, afrodisíaco, anti-sifílico, digestiva, diurético muito ativo, estimulante geral, estimulante e tonificante do sistema nervoso, expectorante, peitoral, tônico, vasodilatador.

Indicações: Afecção do sistema nervoso, bronquite crônica, concentração, convalescença de doença grave, doenças nervosas e emocionais, esgotamento, falta de memória, fraqueza, frigidez, hipocondria, impotência sexual, insônia nervosa, insuficiência mental, nervosismo, neurastenia, paralisia parcial, raciocínio.

Parte utilizada: Folhas, raiz, casca.

Contra-indicações/cuidados: Portadores de glaucoma têm que conferir a pressão ocular e evitar o uso contínuo de catuaba pois ela pode aumentar o glaucoma; Paciente com pré-excitação ventricular, como no caso da síndrome de Wolf-Parkinson-Wite, podem desenvolver taquicardia; Pessoas sensíveis podem ter cefaléia por causa do ioimbina; Contra indicado para grávidas, recém-nascidos e crianças pequenas.

Modo de usar:

- 20 g no vinho branco (pode misturar marapuana). Deixar 7 dias e tomar um cálice nas refeições: estimulante geral, afrodisíaco;
- Infusão no álcool, para uso externo: paralisias parciais.
- Pó das folhas: 0,5 g três vezes ao dia: afrodisíaco e tonificante do sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio e concentração, impotência sexual;

- Extrato fluído das folhas: duas colheres das de sobremesa ao dia três vezes ao dia.

- Infusão das folhas. Tomar 2 colheres de sobremesas ao dia: afrodisíaco, tonificante do 
sistema nervoso, doenças nervosas e emocionais, período de convalescença de doenças graves, dificuldade de raciocínio, concentração, impotência sexual;

- Decocção da casca : afecções do sistema nervoso, falta de memória, nervosismo, anti-sifílico, convalescença, digestão, esgotamento, estimulante, expectorante, frigidez, fraqueza, hipocondria, insônia (de origem nervosa), impotência sexual, insuficiência mental, neurastenia, neurastenia, peitoral, tônico e estimulante do sistema nervoso.

Farmacologia:A catuaba modifica as funções neuro-vegetativas, a nível dos centres nervosos e dos impulses nervosos dos nervos motores. Os alcaloides atropinicos causam midriase por paralisação das fibras musculares da pupila; Verificou-se que a Catuaba tern atividade parassimpaticometica e adrenergica. A iombina reduz a adesividade plaquetária, tem ação vasodilatadora e protetora do endotelio capilar; Dilata a arteria peniana e aumenta o tempo de ereção.

Posologia:Adultos: 10 a 20ml de tintura divididos em 2 ou 3 doses diarias, diluidos em água; 2g de erva seca (1 colher de sopa para cada xícara de água) de rizomas em decocção até 3 vezes ao dia.

Superdosagem:Não há relatos, caso ocorra devera ser feito o esvaziamento gástrico, lavagem com soro fisiolágico e colocacao de sonda nasogastrica. Em caso de sintomas atropinicos intensos deve-se usar um colinergico ou um B-bloqueador, com monitoramento e assistencia ventilatoria eventual. Catuaba 

Parte do texto; Plantas que curam.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário