Rica em vitaminas, encharcada de água, pouco calórica e saborosa. Não são poucos os atrativos da abobrinha, hortaliça que pode ser consumida o ano inteiro devido a boa adaptação a diferentes temperaturas, mas que tem em outubro e novembro a melhor época de sua versão conhecida como italiana.
A abobrinha tem diversas propriedades nutricionais e medicinais, sendo fonte de vitaminas A, C e potássio. “Esta hortaliça também é rica em nutrientes famosos por evitarem problemas cardiovasculares como o magnésio e o ácido fólico”, acrescenta Elena Goñi Ermida, especialista em nutrição clínica pela ASBRAN (Associação Brasileira de Nutrição de São Paulo),
Por ser composta por 94% de água, a abobrinha é um legume de poucas calorias. Em média, um fruto de 200g apresenta 66 Kcal. “É um alimento excelente para dietas de emagrecimento ou manutenção de peso. Uma dica é deixá-las fatiadas na geladeira para beliscar sempre que sentir fome”.
Outro benefício da abobrinha é a presença de betacaroteno em sua casca. Esse importante antioxidante auxilia nas inibição dos radicais livres e também ajuda no bronzeamento da pele durante a exposição solar. “Vale lembrar que para consumir a casca desse alimento é importante que eles sejam de origem orgânica para se evitar o consumo de agrotóxicos”, ressalta.
A forma ideal de consumo da abobrinha é o cozimento al dente ou apenas no vapor para preservar seus nutrientes. “O sabor neutro da abobrinha complementa outros ingredientes em diversos pratos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário