Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Gordura abdominal pode trazer mais riscos à saúde do que sobrepeso e obesidade!


Vale a pena ler isso:
 
Pesquisadores da Mayo Clinic, em Rochester, Minnesota nos Estados Unidos, concluiram que pacientes com peso normal mas com uma grande quantidade de gordura abdominal possuem risco aumentado de óbito por doenças cardiovasculares e outras causas, de acordo com um estudo apresentado segunda-feira, 27 agosto, em um encontro científico na Europa. "Nós sabíamos desde a pesquisa anterior que a obesidade central é ruim, mas o que é novo na pesquisa é que a distribuição da gordura é muito importante, mesmo em pessoas com peso normal", disse o Dr. Francisco Lopez-Jimenez, cardiologista da Mayo Clinic .

"A obesidade central na configuração de peso normal parece ser mais perigosa do que qualquer outro padrão de distribuição de gordura." Obesidade central é medida pela comparação da circunferência do abdômen com a circunferência dos quadris. O aconselhado é que a circunferência do abdômem não ultrapasse 90 para homens e 85 para mulheres.

O acúmulo de gordura abdominal é mais perigoso pois está associada à resistência à insulina e outros problemas de saúde, segundo os pesquisadores.

Os resultados não devem ser interpretados de forma acreditar que o melhor é ser obeso (obviamente). Em vez disso, Lopez-Jimenez, argumenta que o índice de massa corporal (IMC) nem sempre é o melhor indicador de riscos para a saúde causados ​​pelo excesso de peso. "A maioria das campanhas nacionais de controle de peso e obesidade possuem foco no IMC", disse ele. “A mensagem: 'Você está bem se o seu IMC está adequado’, é um problema .... Observamos frequentemente pessoas que possuem uma barriga grande, porém, tem o peso é normal. "

O estudo incluiu dados referentes as medidas corporais, status socioeconômico e histórico de doença para as 12.785 pessoas com idade a partir de 18 anos. Os pesquisadores analisaram os dados e agruparam os indivíduos em uma das seis categorias, dependendo de duas variáveis: se eles tinham alta ou baixa proporção da cintura-quadril, e se seus índices de massa corporais indicavam peso normal, excesso de peso ou obesidade. Os pesquisadores calcularam as taxas de mortalidade para os participantes do estudo ao longo de um período de acompanhamento que durou cerca de 14 anos. Durante o período, houve cerca de 2.562 casos de óbitos, das quais 1.138 foram relacionadas a problemas cardiovasculares

O risco de morte por problemas cardiovasculares foi 2,75 vezes maior, e o risco de morte por todas as causas foi de 2,08 vezes maior, em pessoas de peso normal com a obesidade central versus aqueles que tiveram uma pontuação IMC normal e uma relação cintura-quadril normal.

Embora a magnitude não fosse tão grande, as pessoas com peso normal com obesidade central também tiveram um risco maior de morte quando comparado aos indivíduos obesos.

O treinamento de resistência e exercícios aeróbicos regulares são a solução para a obesidade central, diz Lopez-Jimenez.
 
 
Eu ainda acrescentaria que a alimentação saudável e de baixo índice glicêmico rica em fibras, verduras e proteínas magras favorece muito a diminuição desse tipo de gordura. Se você não entende bem como é esse tipo de gordura, imagine um coração de galinha, aqueles de churrasco, cheios de gordura sabe? Então, quando a pessoa tem um abdômem muito "avantajado", nada mais é do que ter seus órgão envolvidos por uma camada de gordura como aquela, do coração de galinha... bem dramática essa comparação mas é a pura verdade!
 
Boa sorte e força para todos aqueles que depois desse artigo resolveram parar para pensar um pouco na saúde!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário