Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

Síndrome do olho seco


A síndrome do olho seco (falta de lágrimas, irritação e até inflamação)ocorre quando há uma ruptura física e funconal do filme lacrimal (uma camada de muco produzida pelas células da conjuntiva e que aumenta a umidade na superfície ocular).
Os problemas de olho seco podem ser resultado de pouca lágrime por deficiência aquosa ou de qualidade inadequada por deficiência de lipídios ou muco.
A nutrição pode ajudar e muito na melhora dos sintomas da síndrome, para isso consuma alimentos fontes de zinco, cobre, manganês, beta caroteno, vitamina E, C, antioxidantes e ômega 3.
  • peixes de águas geladas como anchova, sardinha, cavala, salmão e atum
  • linhaça e óleo de linhaça
  • nozes e sementes
  • cúrcuma
  • vegetais folhosos verde-escuros
  • batata doce, pimentão, cenoura, abóbora, repolho, brócolis, couve-flor
  • ovos
  • mamão, manga, laranja, limão, kiwi, morango, goiaba, acerola
Não esqueça de seguir as recomendações do oftalmologista como de pingar as lágrimas artificiais.

Aumentar a produção natural das lágrimas
Essa seria a melhor opção de tratamento mas no entanto não dispomos de muitas opções para aumentar a produção natural das nossas lágrimas.
A suplementação alimentar com ômega 3 (óleo de linhaça ou óleo de peixe) pode aumentar e melhorar a qualidade da lágrima produzida por nosso olho. Existem formulações disponíveis (cápsulas de Omega 3) em farmácias e lojas de produtos naturais. Alguns alimentos, como o peixes e óleos vegetais são ricos em Omega 3 e devem fazer parte da dieta alimentar.
Medidas gerais para melhora da qualidade de vida do paciente com olho seco
! Beba bastante água. Estudos mostraram que se a pessoa ingerir pouca água ao longo do dia sua lágrima vai ser de qualidade ruime em pouca quantidade.
! Evitar ingerir bebidas alcoólicas e as que contem cafeína pois essas substâncias podem diminuir a produção lacrimal
! evitar ambientes com fumaça de cigarro e poluição
! umidificadores de ar podem ajudar em casos de olho seco severo
! ao sair em ambientes com muito ventos, especialmente se seus sintomas pioram nessas situações, use óculos escuros que protejam bem os olhos
! se você usa alguns dos medicamentos listados no tópico anterior que podem piorar o olho seco converse com seu médico sobre a possibilidade de trocar por outro remédio.
! se você usa lentes de contato e elas estão desconfortáveis devido ao olho seco, seu oftalmologista poderá indicar lentes especificas para olho seco que te deixarão mais confortável.
! Se você usa muito computador lembre-se de piscar várias vezes. Quando estamos no computador diminuimos a frequência do piscar e isso piora a lubrificação do olho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário