Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Benefícios do Agrião e da Couve.

Suco



AGRIÃO tem um sabor único e levemente picante. Contribui para o funcionamento do fígado evitando problemas de memória, ajuda no aumento da imunidade, favorece a digestão, beneficia a saúde do sistema ocular, participando da formação de ossos e dentes e é excelente expectorante. Poucos alimentos fazem tão bem à nossa saúde quanto o agrião.
O agrião é uma ótima fonte de vitaminas A e C, essenciais para quem sofre de problemas nas vias respiratórias, pois uma de suas ações é descongestionante, fluidificante e expectorante.
As vitaminas que compõem o agrião reforçam os sistemas de defesa, protegendo assim o organismo contra infecções causadas por vírus e bactérias, por isso recomendamos esse alimento para combater resfriados e gripes.
O agrião pode ainda aliviar os sintomas desses problemas, já que descongestiona os pulmões, eliminando mucos e melhorando a respiração.
Esse alimento também tem a piridoxina, a vitamina B6 em boas quantidades. Esse nutriente participa de neurotransmissores como a serotonina e dopamina, que dão a sensação de bem-estar, aumentando a concentração e prevenindo a perda de memória. As vitaminas do complexo B que compõem o agrião são responsáveis pelo crescimento saudável, bom humor e concentração.
Para usufruir dos benefícios, inclua pelo menos 100 gramas de agrião, duas vezes por semana em saladas, lanches e sucos.
COUVE é rica em fibras tornando-se uma grande aliada no combate à azia, má digestão e outros problemas gastrointestinais. As do tipo insolúvel aumenta a velocidade do trânsito intestinal, enquanto as solúveis absorvem água, formando um gel que protege as mucosas e confere peso às fezes. A couve é dotada de ambas as fibras, sendo excelente na defesa do sistema digestivo.
Verduras de cor verde-escura são sempre excelentes fontes de ferro e cálcio. A couve, no entanto é campeã nessa categoria e tem um aditivo: a vitamina C, auxiliando na absorção dos minerais pelo organismo. Para ser bem aproveitado quanto o ferro das carnes, o ferro das folhas precisa de uma fonte de vitamina C e com isso ajuda a combater e prevenir a anemia.
O cálcio presente na couve ajuda no emagrecimento e é fundamental para a saúde dos ossos e dentes.  Flavonóides, carotenóides e outras substancias antioxidantes marcam presença nesse alimento, fazendo assim um verdadeiro aliado da boa saúde.
A couve tem sulforafano, isotiocianato e indóis que atuam no fígado estimulando a produção de enzimas combatendo substâncias cancerígenas e ajudando a prevenir câncer de cólon e mama. Ainda possui vitaminas B6 e C que juntas fortalecem o sistema imunológico, prevenindo assim infecções.
RECEITINHAS
NINHO DE COUVE
INGREDIENTES:
1 maço de couve em tiras finas, 3 xícaras (chá) de água fervente,  3 colheres (sopa) de azeite, 2 dentes de alho amassados, Sal a gosto, 6 ovos
MODO DE FAZER:
Deixe a couve de molho na água por 10 minutos. Leve o azeite e o alho ao fogo médio até dourar. Junte a couve escorrida, o sal e refogue por 10 minutos. Junte os ovos, tampe a panela e cozinhe em fogo baixo, sem mexer, por 10 minutos ou até os ovos cozinharem. Retire e sirva em seguida.
SUCO DE AGRIÃO E LARANJA
INGREDIENTES:
Suco puro de 4 laranjas pêra, ½ maçã com casca e sem sementes, 4 folhas de agrião com talos,  ½ copo (125ml) de água mineral ou filtrada, Mel a gosto
MODO DE FAZER:
No liquidificador, bata o suco de laranja, a maçã, o agrião e a água até ficar homogêneo. Adoce com o mel e beba.
*Esse suco desintoxica o organismo e melhora a imunidade.
RECEITA ANTIMUCO
INGREDIENTES:
1 copo (200ml) de leite quente, 5 folhas de agrião com os talos, 2 colheres (sopa) de mel
MODO DE FAZER:
Ponha o leite numa xícara com cuidado, adicione as folhas de agrião picadas e macere com um pilão ou o cabo de uma colher. Coe, misture o mel e tome morno.
*Ajuda a descongestionar as vias respiratórias.
Fonte:  ANutricionista.Com - Audrey Chaves dos Santos - CRN3 13405 -

Nenhum comentário:

Postar um comentário