Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

terça-feira, 31 de julho de 2012

Aromáticos

Assim os aromáticos que se usam na cozinha diária como também outros de uso menos freqüente, são empregados pela medicina para fins curativos: Açafrão - Limão - Laranja - Baunilha - Noz moscada - Cravo de cheiro - Anis - Menta Funcho - Macela - Melissa - Badiana (anis estrelado).

Laranja - Como as cortiças de limão, as de laranja usam-se na farmacopéia para preparar tisanas estomáticas, empregando-se em ocasiões em qualidade de corretores de outras preparações. Desde o ponto de vista alimentício, a laranja é excelente, como a fruta, em geral.

Baunilha - Eis aqui outro vegetal dos que podem empregar-se na cozinha diária. Açúcar baunilhado - 2 a 7 g Tintura - 2 a 9gotas

Canela - É a cortiça deste vegetal a que se emprega em medicina. As variedades mais usadas são a Canela de China e a Canela de Ceilão.

Geralmente, as doses usuais são:

As propriedades da canela são as dos aromáticos em geral. Mas os tratados populares vão mais longe, não sabemos se com razão ou não, pois afirmam que a canela tem as seguintes propriedades:

afrodisíacas, tônico estimulante, emenagogas, antiespasmódicas, estomacais, anti-reumáticas, excitantes; e recomendam, como formas de uso, fricções do óleo, para o reumatismo.

Convém que o leitor se atinja as prescrições das terapêuticas responsáveis, a fim de evitar conseqüências. p> Noz moscada - Usa-se nos casos dos anteriores, e o chamado Elixir de Garus a contém. Não convém abusar dela, pois doses altas é um narcótico ativo.

Cravo de cheiro - A mais de sua utilização como condimento da cozinha diária há quem lhe concedam propriedades odontológicas, ou seja, que calma a dor de moelas ou dentes produzido pelas cáries, como se sabe. Há terapêuticas sérias que se fazem eco de tal asserto, outras o dão sem certeza. O certo é que nas pastas dentifrícias de que fazemos uso quotidianamente pode estar presente, pelo comum.

Toca-nos referirmos agora aos aromáticos que não se utilizam como condimentos, e que temos separado dos outros para evitar confusões.

Eles são: anis, menta, macela, melissa e badiana.

Anis - Os tratados de plantas medicinais atribuem ao anis propriedades tonificantes, carminativas.

Menta - Da menta são várias as espécies de que se faz uso, e os tratados populares lhes atribuem qualidades também diversas, possivelmente exagerando sua eficácia. Dizem que a menta é sudorífica, tônico estimulante, estomacal, antiespasmódica, antireumática. À chamada menta de cavalo o reconhecem propriedades antifebris e antiespasmódicas, etc.

Vejamos que dizem as terapêuticas. Da menta se tiram o mentol e a essência de menta. A variedade mais usada em medicina é a chamada menta piperita.

Macela - Assim para as dispepsias como para efeitos carminativos .

Melissa - Antigamente se conceituava à melissa como um remédio definitivo para a chamada "tosse convulsa", os modernos tem deixado de utilizá-la nesse aspecto. As preparações Água dos Carmelitas e Água da Carmen a continham. Jean Parker a atribui outras propriedades de que estamos seguros.

Diz: Antiespasmódicas, estimulativas, vulnerárias. Recomendado para cólicas, más digestões. Uso externo para feridas, cardinais, contusões, etc. Advertência: "Use-se a planta nova, nunca a adulta, pois aquela possui a totalidade de suas propriedades, coisa que não lhe sucede a esta".

Badiana - E estimulante, estomacal e carminativa. Parte usada: folhas e sementes, por infusão. Dose: Entre em contato conosco. Outros nomes da planta: Anis-estrelado, anis-da-Sibéria, funcho-da-China. A badiana pode confundir-se muitas vezes com o anis estrelado. Portanto, deve cuidar-se extremamente este detalhe, pela importância que reveste. Coincidimos com os tratados populares em quanto afirmam que a badiana possui propriedades estimulantes das funções digestivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário