FEL DA TERRA - Na icterícia, febres constantes e nos embaraços gástricos. O que usar: planta. Posologia e modo de usar: contate-nos. FEVÍLLEA - Nas dores de estômago e fígado. Posologia e modo de usar: contate-nos. FICIFÓLIA - As folhas, em infusão, são empregadas nas histerias, asma, cólicas menstruais, menstruações difíceis e febres intermitentes. O que usar: folhas.
FIGO - Bom alimento para os nervos. O chá de suas folhas serve para fazer gargarejos, curar gengivas e diabete, e bom para eliminar cálculos dos rins e fígado. O que usar: folhas.
FIOS-DE-OURO - Cipó-dourado - Cipó-chumbo -Xirimbeira - Cuscuta) Cuscuta umbellata Toda a planta utilizada em forma de chá é excelente adstringente, estomáquico e diurético. Usado nas bronquites, tosses e catarros. O que usar: tintura e planta.
FLOR-DA-NOITE - Flor-do-baile - Flor-cheirosa - Cactus-de-flor-grande. Cereus grandiflorus, Cactus grandiflorus. Evita a angina do peito. Combate os males do coração, causados pelo excesso de café, álcool e fumo. Atua contra o nervosismo, febres, resfriados e dores de cabeça. O que usar: caules.
FLOR-DA-TRINDADE - Amor-perfeito - Violeta de Três Cores. Viola tricolor, Viola arvensis. Depurativo do sangue. É indicado nas afecções cutâneas como eczemas, impingem, herpes ou quaisquer doenças relacionadas ao sangue. Faz-se o chá com suas folhas e flores, e pode-se reforçar aplicando compressas no local afetado. O que usar: flores e folhas.
FLOR-DE-CORAL - Erythrina corallodendron. O cozimento de suas cascas serve para combater as hepatites crônicas e as obstruções do fígado. O que usar: cascas.
FRUTO DE BICUÍBA - Nos reumatismos. Na asma, faz declinar seus acessos. FUNCHO - Erva doce - Anis Anethum foeniculum; Foeniculum dulce. São estimulantes, depurativos, carminativos, usados em cólicas e na eliminação de gases intestinais em crianças. Também nos males do intestino, obesidade, cãibras, reumatismo, diabetes, olhos, memória, nas mordeduras de cobras e escorpiões, e estimula a secreção láctea. Sua raiz é diurética e faz aumentar o leite das mães. O que usar: raiz e sementes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário