FAMÍLIA: GRAMÍNEAS (Almeida Pinto) Planta muito conhecida, facilmente enco
ntrada na Mata Atlântica - RJ. Sementes(frutos) utilizadas para colares e bijuterias. O seu chá serve para combater inflamações dos rins e bexiga. Excelente diurético. Externamente usa-se o cozimento em banhos quentes, contra o reumatismo e as inchações.
LANCIFÓLIA - Nas afecções de útero e ovário. Em alta dose age como purgativo.
LARANJEIRA - Citrus aurantium Suas folhas, flores e cascas são estimulantes tônicas e sudoríficas; indicadas nas contrações musculares, indigestões, cólicas, epilepsias e males dos nervos. Óleo e infusão das flores: estomatite, insônia, febre. O que usar: Casca, folhas e flores.
LARANJNHA DO MATO - Limãozinho - Quina-de-espinho - Quina peruana. Munida brasiliensis, Acanthocladus brasiliensis, Colocynthis, Monadelphia octandria. Antifebril. Indicada nas dores do estômago e dos intestinos; combate cólicas menstruais, gases, tonturas e vômitos. É digestiva e limpa o sangue. O que usar: raiz.
LENTILHA-D'AGUA - Flor-d'água - Erva-de-santa-luzia (existem outras plantas com o nome de Erva-de-santa-luzia. Cuidado para não confundir) Pistia stratiotes, Pistia occidentalis Planta aquática. Seu chá é um bom diurético, empregado nos casos de hidropisia, enfermidades da bexiga e dos rins. Suas folhas secas, reduzidas a pó, para tomar em mistura com mel várias vezes ao dia, combate a sífilis. O que usar: planta.
LEONORUS - Para falta de apetite. Possui propriedades tônicas, diuréticas e antiespasmódicas.
LIBANOTIA - Veja ALECRIM DE JARDIM. LIMA - Rica em vitamina C, é recomendada contra febre e urina presa. O chá feito com as cascas e folhas da lima põe fim a pressão baixa e combate as perturbações do estômago.
LIMÃO - Citrus limonum Conhecido como panacéia universal, atua sobre dezenas de males, alcançando todo o corpo, com propriedades curativas e regeneradoras no organismo. O que usar: fruto, casca e folhas. Suco: gota, reumatismo, arteriosclerose, hipertensão, artrite, depurativo do sangue, febre, feridas (externo), etc. Gargarejo: inflamações na boca e garganta. Infusão: má digestão, gases, diarréia, insônia, conjuntivite (externo). Decocção: malária. Fricção: nevralgia, reumatismo.
LIMÃO BRAVO - Nas bronquites, laringites, catarro crônico dos pulmões. Excitante e carminativo. Na prevenção do reumatismo.
LÍNGUA-DE-VACA - Buglossa - Sanguineira - Erva-de-sangue. Chaptalia nutans, Tussilago nutans, Chaptalia ingrifolia. Indicada na blenorragia, catarro pulmonar, dermatoses, erupções cutâneas de origem sifilítica e tosse. Externamente, é um bom remédio para lavar úlceras e tumores. Suas folhas, aquecidas, colocadas sobre as têmporas, aliviam a dor de cabeça e facilitam o sono. O que usar: toda a planta.
LOMBRIGUEIRA - Caxinguba - Uapuim-açu. Ficus anhelmintica O leite que se obtém ao cortar o tronco desta planta, combate lombrigas e expulsa a tênia. O que usar: seiva leitosa. Usar com cuidado; dose excessiva é prejudicial.
LOSNA - Erva dos Vermes -Absíntio. Artemisia absinthium Elimina os vermes, faz descer menstruações difíceis; tônico, distúrbios biliares e hepáticos, flatulência, má digestão, reumatismo, gota, febre intermitente, diarréia, mau hálito, cólicas e problemas de fígado. É vermífugo e calmante. Tome Cuidado! Em demasia destrói os glóbulos vermelhos do sangue.
LOURO - Louro comum - Loureiro-de-presunto - Loureiro-de-apolo - Loureiro-dos-poetas. Laurus nobilis Usado nas comidas como condimento. É empregado contra a anúria, amenorréia, dispepsia, nevralgia, reumatismo e úlceras. O que usar: frutos e folhas.
LOURO-PRETO - Canela-preta - Pó-de-santana. Nectandra mollis, Nectandra amara, Nectandra amara australis, Laurus atra. Emenagoga. Tem emprego em diversas enfermidades, como azia, catarros intestinais, atonia, diarréias, moléstias do estômago, disenterias, flatulências, irritações gastrintestinais, enterite catarral e crônica, e lienteria, devendo, nestes casos usar-se a casca, por infusão, em dose normal. O que usar: cascas em pó.
Nenhum comentário:
Postar um comentário