VELAME-MIÚDO - Caruru-de-sapo. Oxalis martiana. Empregado com êxito nas dores artríticas e febres perniciosas. Contra angina, utilizam-se de gargarejos. O que usar: folha
VERÔNICA - Chá-da-europa - Chá-do-norte - Verônica-da-alemanha - Verônica-das-boticas - Verônica-macho. Veronica officinalis. Combate a retenção urinária e favorece a expectoração. É de grande utilidade nas afecções pulmonares, icterícia, areias, cálculos dos rins, bexiga, fígado e febres intermitentes. O chá deve ser preparado com toda a planta, por infusão. O que usar: toda a planta.
VERÔNICA-DO-IGAPÔ - Dalbergia monetaria. Com sua entrecasca prepara-se um chá bom contra bronquites. Em banhos, é tônico. O que usar: entrecascas.
VIOLETA - Viola odorata, Viola alba, Viola imberis, Viola mania. Suas folhas e flores, em infusão, servem para fazer gargarejos contra inflamações de garganta. Combate tosses, bronquite, sarampo, dores de garganta, conjuntivite, artritismo, e é sudorífica. Recomendada, ainda, na cura do câncer e úlceras internas. As raízes, folhas e flores secas, em infusão ou decocção, encontram aplicação contra: tosse, bronquite, sarampo, dores de garganta, vômitos. A cataplasma é muito boa em contusões.
VITÍVER - Diaforético, carminativo e estimulante. Empregado nas enxaquecas e nevralgias.
As Plantas Medicinais «V»
Nenhum comentário:
Postar um comentário