Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

As Plantas Medicinais «M»

As Plantas Medicinais «M»

MACELA - Usada contra indigestões, problemas do estômago, falta de apetite e perturbações gástricas. Seu suco é usado em casos de epilepsia.

MACIEIRA - Pirus malus O chá de suas folhas nutre o baço e o sistema nervoso; produz um sono calmo e é desinfetante bucal. A água das maçãs atua no combate às inflamações urinárias, má digestão, acidez, febre, resfriado, rouquidão, diarréia, prisão de ventre. Já os banho de assento tem aplicação na leucorréia, enquanto os vinho de maçã atuam na má digestão e acidez estomacal. O que usar: Casca do tronco, folhas e frutos.

MÃE-BOA Vitis sulcicaulis, Vitis nili, Cissus alata Em chás e banhos, para curar o reumatismo gotoso. O que usar: toda a planta. Posologia e modo de usar: contate-nos MAITENO - Nas doenças dos rins. Nas perturbações dolorosas do estômago e fígado, com ação laxativa.

MALAGUETA - Quinjá-apuá - Pimenta-comarim-verdadeira - Quiia-apuá - Quau-chile. Piper rubra, Capsicum baccatum, Capsicum pendulum, Capsicum conicum, Capsicum brasilianum. O suco do fruto, misturado com farinha, age como uma enérgica cataplasma em casos de meningites e congestões cerebrais. As folhas da malagueta, machucadas e misturadas com azeite são boas para resolver tumores em aplicações externas. O suco da malagueta, misturado com óleo de rícino combate a queda dos cabelos. O que usar: frutos e folhas.

MALVA - Malva-grande -Malva-verde -Malva-de-botica. Malva sylvestris, Malva vulgaris, Malva hirsuta Excelente contra catarros de qualquer espécie. Em gargarejos ou inalações, resolve enfermidades da garganta e ouvido. É recomendada, ainda, para banhos, gargarejos, inflamações da vista e dor de dente. Suas folhas são emolientes, e freqüentemente usadas na forma de banhos de cozimento, contra inflamações em geral. O que usar: flores, raiz e folhas. Infusão e decocção de folhas e flores: infecção urinária, prisão de ventre, inflamação intestinal, obesidade, tosse. Infusão das flores - bochechos (EXTERNAMENTE): inflamações na boca, gengiva e garganta. Cataplasma das folhas (EXTERNAMENTE): artrite, gota, abscessos, dentes. Banho de flores e folhas: nervosismo.

MALVA-BRANCA -Malva-branca-sedosa. Sida cordifólia USO EXTERNO - Suas folhas são emolientes. Socadas, suas folhas dão um excelente remédio quando colocadas sobre picadas de vespas. O cozimento de sua raiz é empregado, externamente, na blenorragia. O que usar: folhas e raiz.

MALVÃO - Cura lesões córnicas e hemorróidas. Em banhos, atua contra o reumatismo, males da bexiga e inflamações internas. Seu chá evita o câncer.

Mandacarú

Cereus giganteus

Descrição : Planta da família das Cactaceae. Também conhecida como jamacaru, cardeiro, urumbeba, urumbeva, saguaro (espanhol, inglês, italiano, português), cactus saguaro (francês), saguaro kaktus (alemão).

Parte utilizada: flores, caule, polpa dos frutos.

Princípios Ativos: ácido nucléico, lipídios, proteínas, resina.

Propriedades medicinais: diurética, cardiotônica.

Indicações: afecção pulmonar, catarro da bexiga, retenção da urina, estimulante, tônica para o coração.

Contra-indicações/cuidados: não encontrados na literatura consultada. Porém nenhuma planta deve ser consumida em excesso e nenhum tratamento deve ser feito sem orientação médica.

Modo de usar:

- flores consumidas "in natura" ou secas.

- polpa dos frutos.

- caule batido em liquidificador, com água.

- pomada da tintura da seiva do caule.

Referência :

A Cura pelas Ervas e Plantas Medicinais Brasileiras - Ricardo Lainetti e Nei R. Seabra de Britto - Editora Ediouro. 1979.

Plantas que Curam - Cheiro de Mato. Sylvio Panizza - IBRASA. 1997.

Letra da música -Luíz Gonzaga Mandacaru quando fluora na secaa..
é um sinal que a chuva chega no sertãão
toda menina que enjoa da boneca
é sinal de que o amor
ja chegou no coração!
meia comprida não quer mais sapato baixo
vestido bem cintado não quer mais esse timão!
ela só que,só pensa em namorar,
ela só queer,só pensa em namoraar..

MANACÁ - Jeratacá - Cangambá - Caá-gambá - Eratataca. Brunfelsia Hopeana, Brunfelsia latifolia. O chá feito com o cozimento da raiz desta planta previne a sífilis e o reumatismo. É diurético, emenagogo e purgativo. Em dose elevada é venenoso, causando urticária, vômito, febre e letargia. O que usar: raiz.

Referência
http://www.plantasquecuram.com.br MANGUE VERMELHO - Mangue-verdadeiro -Mangue-de-sapateiro - Mangue-de-pendão - Guarapari - Guaparaíba - Canaponga - Mapareíba) Rhizofora mangle. O cozimento de sua casca é usado contra diarréias, disenterias, hemorragias e leucorréias. O que usar: cascas.

MANJERICÃO - Indicado contra gases. É excitante, digestivo e combate fraquezas. O cozimento de suas raízes serve para estagnar o sangue.

MANJERICÃO-DA-FOLHA-LARGA -Veja ALFAVACA. MANJERONA - Flor-do-himeneu. Origanum majorana, Majorana hortensis. Indicada contra fraqueza dos músculos e nervos. Abre o apetite. Atua contra cólicas e reumatismo. Antiespasmódica, na dilatação do estômago, insônia, gases e nos resfriados. O que usar: toda a planta.

MARACUJÁ - É calmante, age contra dores em geral, combate a insônia e angústias, é diurético. Sedativo, favorecendo sono calmo e tranqüilo. Suas sementes e raízes são vermífugas.

MARACUJÁ-AÇU - Maracujá-silvestre - Maracujá-guaçu - Maracujá-suspiro - Grenadilha. Passiflora quadrangularis. O chá desta planta preparado em infusão é recomendado nos seguintes casos: alcoolismo crônico, asma, coqueluche, convulsão infantil, diarréia disenteria e dor de cabeça nervosa. O que usar: folhas verdes.

MARAPUAMA - Marapuama - Muiratã - Marantã - Pau-homem. Acanthes virilis, Ptychopetalum olacoides. Afrodisíaco. O princípio ativo desta planta age como um poderoso tônico neuro-muscular. O chá feito com suas raízes é usado em banhos e fricções para tratar paralisias e beribéri. Ingerido produz bons efeitos nos casos de: astenias cardíaca e gastrintestinal, debilidade, gripe, impotência, paralisias parciais e reumatismo crônico. O que usar: raiz e hastes de plantas novas.

MARAVILHA - Jalapa-falsa - Bonina - Boas-noites Equisetum pyramidale, Equisetum Martii, Equisetum ramosissimum, Equisetum bogotensis. Diurético, energético. Contra úlceras, cortes, contusões e feridas, nas doenças das vias urinárias, rins e bexiga. É boa no tratamento de hemorragias e gota, e de grande utilidade no tratamento do câncer. A parte recomendada para fazer o chá são seus brotos verdes. Notável eliminador do ácido úrico. O que usar: tintura (dos brotos verdes)

MIL-HOMEM - Nas doenças do estômago e intestino. Nos estados febris infecciosos.

MIMOSA - Desobstruente e laxante.

MIROSPERMUM - Mirosperma Balsâmico e expectorante. Nas bronquites e na asma. Age levemente como diurético.

MORANGO - Fragaria vesca. As raízes, folhas e frutos são ótimos remédios contra inflamações dos rins, da bexiga e da retenção da urina. É bom para combater disenterias, azia, gota e reumatismo. O que usar: Folhas, raiz e frutos secos. Decocção da raiz: inflamações na boca e garganta, intestino, diurético, vermífugo. Compressas: chagas, feridas, úlceras, pequenas queimaduras. Suco: dor de dentes, febre, gota, cálculos. Obs.: não usar em caso de alergia e diabetes.

MULUNGU - Muchocho - Murungu. Erythrina mulungu. Em banhos, o chá das cascas de mulungu acalmam a excitação, o stress, e combate as insônias. Também usado em muitos casos de asma e bronquite. O que usar: cascas. Posologia e modo de usar: contate-nos MURTA-CULTIVADA - Murta vulgar - Murta cheirosa - Mirto. Myrthus communis. Bom tonificante para o organismo, a murta estimula as forças decaídas. Em banhos, é excelente na anemia, na neurastenia, nas enfermidades reumáticas na elefantíase e na leucorréia. O que usar: cascas e folhas. Posologia e modo de usar: contate-nos MURURÉ - Depurativo anti-reumático, tônico e anti-sifilítico.

MUTAMBA-PRETA - Açoita cavalo - Ivitinga - Ivantiji. Luhea grandiflora A raiz desta planta é bastante empregada nos casos de disenteria e hemorragia (EXTERNAMENTE, em banhos); e também em casos de artrite, diarréia, leucorréia, reumatismo, ulcerações e tumores (na forma de chá). O que usar: raiz e cascas.

________________________________________ MARIA LOPES DE ANDRADE PRESIDENTE DO INSTITUTO DE TERAPIAS ALTERNATIVAS MARIA LOPES Membro da Ordem dos Jornalistas do Brasil Consultora Holística, atende há mais de dez anos em Maricá - RJ. Registrada como divulgadora do conhecimento sobre Ciência da Homeopatia - Universidade Federal de Viçosa - MG ACUPUNTURA - HOMEOPATIA - AURÍCULO TERAPIA - BALANCEAMENTO MUSCULAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário