GENCIANA - Tônica, estomática e febrífuga.
GENGIBRE - Zingiber officinalis É afrodisíaco, excitante e digestivo, e estimula a imunidade. Combate cólicas, gases, gripes, tosses e bronquites, diarréias, resfriados, asma, cólera, gota, infecções, mau-hálito, tártaros, inflamações gengivais, reduz o colesterol. De sua raiz é feito o quentão das festas de São João. O que usar: raiz e cascas.
GERVÃO - Indicado contra moléstias do estômago e fígado, febres e prisão de ventre. Lavar a cabeça com o chá facilita a menstruação. O que usar: planta.
GINSENG - Panax quinquefolium Tonificante; no trato de resfriados, tosse, estomatite, prisão de ventre, inflamações urinárias e pulmonares, distúrbios nervosos, fadiga, úlceras gástricas. Usa-se a raiz, em infusão e/ou mascada.
GIRASSOL - Helianthus annuus Indicado contra resfriados, hemorragia nasal, males do coração, dores do estômago, nervos e contusões. Tintura das folhas: febre, malária, resfriado, estomatite, hematúria. Infusão das sementes: excitação nervosa. Uso externo da tintura: chagas, contusões, feridas. O que usar: sementes e folhas tostadas.
GOIABA - Corta a diarréia, é indicada contra tosses e bronquite. Contrai varizes, além de ser eficaz em gargarejos e lavagens intestinais.
GUACO - Cipó-catinga - Erva-de-cobra. Mikania guaco; Mikania amara Sudorífico, antiespasmódico. O chá de suas folhas e indicado contra o reumatismo, febres, gota e sífilis. No interior, também é empregada contra o veneno de cobras e insetos, por ser cicatrizante e calmante. É excelente xarope contra tosses rebeldes, gripe e bronquite. O que usar: folhas.
GUAIACO - Pau-santo Guayacum officinalis O cozimento de suas cascas e talos, é indicado contra as afecções da pele, amenorréia, asma, bronquite, catarros crônicos, escrofulose, gota, gripe, resfriados, reumatismo e sífilis. O que usar: cascas e talos.
GUAPEVA - Nhadiroba - Jabotá Fevillea trilobata Suas sementes, levemente torradas, são empregadas contra a inflamação do fígado e a icterícia. O azeite que se obtém das sementes é purgativo e, em fricções, combate reumatismos, impingens e erisipela. O suco de suas folhas é excelente contra mordidas de cobras, e bom como carrapaticida. O que usar: sementes e folhas
GUARANÁ - Naranàzeiro Paullinia cupana Devido as suas propriedades adstringentes, o guaraná é excelente remédio nas diarréias, gases, disenterias e hemorragias. Recomendado contra a arteriosclerose, nevralgia e enxaqueca. Para estes fins usa-se o guaraná em pó. O guaraná também é tônico, revigorante, estimulante e reconstituinte, levantando a força dos depauperados. Também usado nas infecções e como desinfetante. Externamente: possui propriedades cicatrizantes. Obs.: crianças, mulheres gestantes ou que amamentem, cardíacos e hipertensos devem evitá-lo. 0 que usar: sementes (reduzidas a pó).
GUASSATONGA - Cicatrizante e hemostático.
GUAXUMA - O chá da raiz de guaxuma é indicado nos casos de urina presa, tosse e bronquite. É vermífuga, faz baixar a pressão, atua contra a indigestão e amarelão.
GUINÉ - Petiveria alliacea Indicado contra as doenças da cabeça, da vista e contra a falta de memória. É bom para tratar reumatismos, doenças venéreas, reumatismo, paralisia e nervos. Também possui ação antiespasmódica, abortiva, diurética, e como vermífugo. Além de o chá de sua raiz aliviar as dores de dente. O que usar: folhas e raiz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário