Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

O que é Refluxo Gastroesofágico?

Você já ouviu falar do refluxo grastroesofágico? Esse é um problema de saúde bem mais comum do que a gente imagina. Para entendermos com ele acontece, é necessário conhecer um pouco do aparelho digestivo. Depois de mastigado, o alimento passa pela faringe, desce pelo esôfago e cai no estômago. No encontro entre o esôfago e o estômago, existe uma espécie de válvula, que se abre para que o alimento passe e se fecha rapidamente. Ela existe para impedir que os ácidos usados na digestão agridam as paredes sensíveis do esôfago.
Refluxo
A origem do refluxo

Causas do Problema

Em algumas pessoas, pode ocorrer um enfraquecimento dessa área de junção entre o estômago e o esôfago. Nesses casos, uma parte do estômago se eleva, surgindo a chama hérnia de hiato. Quando isso acontece, os líquidos ácidos sobem até o esôfago, podendo atingir a laringe, a traqueia, os brônquios e até o pulmão. Assim, o refluxo, ou seja, o retorno do suco gástrico, costuma causar não só problemas no aparelho digestivo, mas também no sistema respiratório.

Sintomas do Refluxo

Esse processo leva ao aparecimento de alguns sintomas. O principal deles é a azia ou queimação, sobretudo durante à noite. Essa sensação é causada pela passagem do ácido pelo esôfago e é mais comum quando o indivíduo se encontra deitado, pois a posição favorece a volta do suco gástrico. Veja outros sintomas:
  • dor no peito;
  • problemas respiratórios;
  • peso no estômago;
  • indigestão.

O Que Fazer?

Quem sente azia com frequência e tem a sensação de que parte da comida está “voltando pela garganta”, deve procurar um médico para realização do diagnóstico. Sabe-se que alguns alimentos, como o café e o chá preto, contribuem para o aparecimento do refluxo e, por isso, devem ser evitados. O indivíduo com a doença também precisa evitar a ingestão de alimentos antes de dormir. Em alguns casos, o especialista pode aconselhar a laparoscopia, uma cirurgia simples que costuma solucionar o problema.
http://natural.enternauta.com.br/doencas/o-que-e-refluxo-gastroesofagico/?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+ReceitaNatural+%28Receita+Natural%29

Nenhum comentário:

Postar um comentário