Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Chá de aperta ruão

O aperta ruão (nome científico Piper auncum) vem a ser conhecido popularmente por nomes como tapa-buraco, jaborandi-falso ou pimenta-de-fruto-ganchoso. Ele é um arbusto da família das piperáceas que pode chegar até um metro de altura, ostentando folhas ovais e dá frutos que tem formato de espiga com sabor acre e picante. Seu tempo de florescimento é de abril à novembro. Sua raiz é altamente tóxica, devendo-se tomar cuidado ao ministrá-la na medicina natural.
Este chá é indicado principalmente como diurético, calmante, adstringente, aumenta a imunidade, potencial para o tratamento de afecções urinárias diversas (na uretrite), blenorragia, inflamações, diarreias e cistite.
Chá de aperta ruão
Foto: Reprodução

Chá – como fazer

Utilize a medida de duas colheres de sopa da erva para um litro de água. Deixe a água ferver e quando alcançar ebulição, desligue o fogo. Tampe a solução e deixe-a abafada pelo período de dez minutos. Após este período, coe e ingira o chá. Certifique-se de tomar de duas a três xícaras ao dia para melhor eficácia. Não há hora específica para tomar o chá, podendo ser ingerido a qualquer hora do dia e sob qualquer temperatura.

Outras utilizações e benefícios

  • Pode-se tratar feridas diversas a partir de banhos utilizando a semente do aperta ruão.
  • Em caso de queda do útero (prolapso), utilize-se das folhas em banhos demorados.
  • Se quiser tratar hemorragia, problemas de fígado ou blenorragia, ingira chá das folhas do aperta ruão.
  • Quando a diarreia é mais forte, faça lavagem intestinal com o chá. Acrescente uma colher de pó das folhas.
  • Esta planta cozida serve para fazer bochechos ou lavar feridas.
  • Se sofrer de mau hálito, procure mascar as folhas, cascas ou raízes do aperta ruão. Elas prometem perfumar a boca e agir contra o mau cheiro.

Observações

Mesmo que ervas sejam produtos naturais, não se automedique. Procure sempre ser orientado por um médico para quaisquer que seja seu caso. Principalmente no caso da toxicidade presente no aperta ruão. Seja cauteloso em relação à sua utilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário