Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Como Funciona o suco e a água da berinjela/berinjela

Como Funciona o suco e a água da berinjela/berinjela

Olha o que eu achei na net: 




A berinjela é um vegetal com alto teor de água, baixo teor de proteínas e rica em fibras, sais minerais (cálcio, fósforo, potássio e magnésio) e vitaminas (A, B1, B2, niacina e vitamina C), saponinas, compostos fenólicos, flavonóides e glicoalcalóides. Sua combinação de elementos nutricionais tem a capacidade de:
  • Produzir efeito hipoglicêmico (recomendável para quem tem diabetes);
  • Diminuir o colesterol plasmático;
  • Combater à aterosclerose;
  • Ação vasodilatadora e efeito diurético (ideal para quem sofre de hipertensão).
  • Combate os efeitos prejudiciais dos alimentos gordurosos no sangue, com suas propriedades antibacterianas e diuréticas.
Colesterol na mira: Em razão do alto teor de fibras solúveis, a berinjela é uma das armas para combater o colesterol. Isso porque tais fibras aderem aos sais biliares no intestino, seqüestram-nos e os levam para fora do organismo por meio das fezes. Assim, o fígado é induzido a queimar colesterol para produzir mais bile, o que reduz suaquantidade no plasma sanguíneo.
Calor que queima nutrientes
Geralmente, a berinjela é preparada assada, frita ou grelhada. À milanesa, picada e com molho picante, recheada, em suco, em omeletes, enfim, a lista é grande e mostra o quanto sua versatilidade na cozinha pode ser deliciosa. Mas é bom ressaltar que seu cozimento pode causar algumas perdas importantes, dependendo do tempo, da maneira como é preparada e do calor envolvido. Tais perdas podem ser:
 Fósforo: de 15% a 45%
 Cálcio: de 10% a 30%
 Vitamina C: de 5% a 20%
 Vitamina B1: de 5% a 25%
 Ferro: de 20% a 50%
Para não desperdiçar as propriedades nutritivas da berinjela, é aconselhável prepará-la em temperaturas moderadas e com pouca quantidade de água.

COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL*
1 berinjela (150 g)
Energia:
30 kcal
Proteína:
1,80 g
Carboidrato:
6,60 g
Lipídeos:
0,15 g
Fibra:
4,35 g
Potássio:
307,5 mg
Fósforo:
30 mg


*FONTE: MARIA GANDINI, DA RG NUTRI
A berinjela é rica em vitaminas A, C e no complexo B, que ajudam a melhorar a visão e as defesas do corpo. Além disso, é um alimento com pouca gordura, rico em água, e sua casca tem substâncias que ajudam a prevenir o câncer.
"O fruto auxilia na redução da gordura da barriga, pois regula o intestino e diminui o colesterol", diz a nutricionista Eliane Collis.

Por que a berinjela faz bem?
Uma dieta ideal prevê a ingestão de 25 a 30 g de fibras diariamente. "E a berinjela é ótima nesse sentido, pois possui altíssimo teor: uma unidade de 150 g tem cerca de 4,35 g só de fibras - sem contar os outros benefícios".Confira todas as vantagens dos dois tipos de fibra que fazem parte do alimento:

Fibras insolúveis
Presentes principalmente na berinjela crua, "elas demoram mais para serem eliminadas do estômago, o que adia a sensação de fome", esclarece a nutricionista Claudete Nyarady. Resultado: você acaba comendo menos e, assim, ingere menos calorias.

Fibras solúveis
São o grande segredo da água de berinjela, já que se soltam do alimento enquanto ele fica de molho. "A água, então, torna-se rica nessas fibras solúveis, que no organismo viram uma espécie de gel capaz de absorver gordura e eliminá-la," afirma a nutricionista Daniella Barbosa.

Mais benefícios do poderoso alimento
1. Tira a gordura do corpo
É que a berinjela tem uma substância chamada saponina, que age como um detergente: quebra as moléculas de gordura presentes no sangue e impede o organismo de absorvê-la.

2. Combate a celulite
O fruto tem substâncias anti-inflamatórias que trabalham para reduzir a celulite, já que os furinhos nada mais são do que uma inflamação nas células, agravada pela ingestão de alimentos gordurosos.

3. Previne doenças
Por ser cheia de compostos fenoicos – substâncias antioxidantes –, a berinjela reduz os radicais livres que atacam as células. Dessa maneira, protege o organismo de doenças como o câncer.

4. Faz o intestino melhorar
As muitas fibras do fruto agem como um laxante natural, regulando o intestino e melhorando a digestão. Assim, o corpo todo fica mais saudável e a barriga a diminui.

>>>>>>>A água que emagrece mesmo!
Corte meia berinjela em cubos. Então, deixe os pedaços de molho em 250 ml de água durante a noite.
As fibras insolúveis se soltarão e tornarão o líquido poderoso! Logo na manhã seguinte, tome a bebida em jejum. E sem coar! "Para variar a receita, bata meia berinjela com meia laranja e beba o suco durante o dia, à vontade", diz a nutricionista Carla Pedroso.

E ainda tem mais... Farinha de berinjela emagrece até cinco quilos por mês!
Benefícios da farinha
Apesar de ser rica em sódio, a farinha pode ser consumida sem problemas por pessoas com hipertensão. Além de ajudar a emagrecer, ela regula o funcionamento do intestino, aumenta a sensação de saciedade, ajuda a reduzir o colesterol ruim e a tratar artrite e reumatismo.

Como consumir?
A farinha pode ser misturada a caldos, sopas, sucos, vitaminas e iogurtes. 
Combinada com uma dieta balanceada, duas colheres da farinha todos os dias ajudam a perder peso. Também inclua em sua alimentação outros alimentos ricos em vitamina C, como a laranja, por exemplo.

Receita caseira da farinha de berinjela
A farinha pode ser encontrada em lojas de produtos naturais, mas você também pode fazê-la em casa. Como a berinjela é rica em água, com 1 quilo do legume fresco consegue-se fazer apenas 100 gramas de farinha.
Ao escolher as berinjelas, prefira as de casca lisa, brilhante e sem manchas. Corte-as com casca em fatias finas, coloque-as em uma forma e leve ao forno em temperatura média de 200 °C por duas horas ou até ressecarem e ficarem crocantes.
Depois, triture-as no liquidificador, até obter um pó, e guarde-o em recipiente fechado na geladeira

Veja mais dicas em :http://kilogramas.blogspot.com.br/2011/02/como-funciona-o-suco-e-agua-da.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário