Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Você conhece Alho de Urso? Saiba mais visitando o blogue da Maria Lopes e a Fitoterapia.

Alho de ursoResumo alho de urso é uma planta medicinal utilizada contra a arteriosclerose e a hipertensão e pode ser encontrada em forma de cápsulas ou gotas.
NomesNome em português: Alho de ursoNome latim: Allium ursinum Nom inglês: bear's garlic Nome francês: Ail des ours
Nome alemão: 
Bärlauch
Nome italiano: aglio orsino
FamíliaLiliaceae
ConstituintesÓleos voláteis sulfurados (aliína), flavonóide

Partes utilizadasErvas
Propriedades do alho de urso
Hipolipemiante (diminui a taxa do mau colesterol: LDL, e aumenta o bom: HDL), hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, antisséptico.
Indicações
Hipertensãocolesterol, problemas gastrointestinais (atenção, hipertensão e os problemas de colesterol são doenças graves, o alho de urso pode ser uma medida complementar mas não é o tratamento principal, portanto, peça conselhos a um médico).
Efeitos secundáriosDesconhecemos

Contra-indicações Desconhecemos

Interações
Não existem informações a esse respeito.
Preparações à base de alho de urso
- Comprimido ou cápsula à base de alho de urso
- Tintura de alho de urso
Onde cresce o alho de urso?O alho de urso cresce na Europa (principalmente nas montanhas).
Quando colher o alho de urso?
Colher o alho selvagem (alho-de-urso) na primavera (setembro-outubro de preferência no hemisfério sul), se possível antes da floração para evitar que tenha um gosto amargo.
Tenha cuidado, certifique-se de que é o alho-de-urso (odor de alho), porque você pode confundir esta planta com outras espécies de plantas tóxicas (açafrão-do-prado, lírio-do-vale). Leia também a seção abaixo.
Como distinguir o alho selvagem (Allium ursinum) do açafrão-do-prado (Colchicum autumnale) e do lírio-do-vale (Convallaria majalis)?
Primeiramente, o alho selvagem tem um cheiro de alho, os outros dois não. Além disso, é útil observar as folhas:
- Alho selvagem: a face superior é brilhante e a face inferior é opaca, a consistência das folhas é delicada.
- Lírio-do-vale: a face superior é opaca e a face inferior é brilhante, a consistência da folha é flexível.
- Açafrão-do-prado: as folhas têm uma consistência firme e resistente.
Em caso de dúvida, consulte sempre um especialista em plantas medicinais e de colheita.
[Fonte deste parágrafo: Pharmavista.net, abril de 2013]
Observações alho de urso é uma planta que cresce na Europa, no período da primavera, e exerce efeitos semelhantes aos do alho(alho branco), no entanto, não há estudos clínicos suficientes que comprovem estes efeitos.  Por enquanto o alho branco deve ser priorizado em caso de problemas cardiovasculares (hipertensão, colesterol), pois seus efeitos na região cardiovascular (devido à aliína) são cientificamente comprovados por diversos estudos clínicos.
.http://www.criasaude.com.br/N3212/fitoterapia/alho-de-urso.html


Allium ursinum usado para combater a hipertensão

Alho de Urso é uma das mais antigas ervas medicinais conhecidas pelo homem. Suas propriedades curativas foram reconhecidas pelos europeus durante séculos, onde é valorizado por sua capacidade de limpar o sangue de impurezas. O nome de “Alho de Urso” vem da observação de que quando o urso selvagem acorda da inbernação, ele devora uma grande quantidade desta planta para  restaurar a força.
Alho de urso tem sido muito utilizado como um remédio para uma ampla gama de doenças. Embora muito semelhante ao do alho normal usado na cozinha, o alho de urso tem níveis mais elevados de ajoenes, adenosina, e de ferro . Na verdade, ele tem maiores níveis naturais de enxofre e de adenosina do que qualquer outro vegetal. A adenosina é um componente-chave na regulação da hipertensão e taquicardia.
Enquanto o alho comum (Allium sativa) tem sido cultivado por séculos, o alho de urso (Allium ursinum) é cultivado organicamente na natureza. O alho de urso é uma planta que cresce na Europa, no período da primavera.
Ele é rico em compostos especiais de enxofre, o que fazem dele um aliado no combate ao mau colesterol, é hipotensor (dilatação dos vasos), inibidor da agregação plaquetária, antisséptico.
O alho de urso também é usado para aliviar gases intestinais, devido aos seus compostos de enxofre e óleos voláteis. O bulbo possui a maior concentração de bio-ativos, e age como um diurético, adstringente e expectorante.
http://www.asplantasmedicinais.com/alho-de-urso-origem-beneficios.html

0 alho de urso (Allium ursinum) pertence à família das Liliáceas.
0 alho de urso (Allium ursinum) pertence à família das Liliáceas. Cresce em geral em tufos nas matas úmidas e sombrias. Quando crescem muito juntos, fazem-se notar pelo típico cheiro a alho que se propaga a grande distância.

Composição e Propriedades -- É melhor empregar o alho de urso fresco tanto para fins curativos como de condimentação, posto que uma vez seco perde muito da sua eficácia.
A indústria farmacêutica, baseada nestes fatos, já produz específicos de plantas frescas com alho silvestre. No outono podem colher-se os bulbos e consumir-se.

O principal elemento que contém é o óleo de alho de urso, no qual até agora se comprovou a presença de hidrocarbonetos de enxofre, vinyl-sulfureto e de vinyl-polisulfureto, pequenas doses de mercaptanos e aldeído (Semler).

Efeitos Medicinais -- O alho de urso influi nas glândulas do trato gastrintestinal como excitante, aumentando a secreção de toda a classe de sucos digestivos e especialmente da vesicula. Impede-se o desenvolvimento de todas as bactérias prejudiciais no intestino e descontrai-se toda a musculatura do aparelho digestivo.

 Elimina os espasmos e cólicas da prisão de ventre nos indivíduos de profissão pobre em atividade física. Como o óleo de alho de urso é expulso em grande quantidade de novo pelos pulmões, atua solucionando as congestões, fomentando a expectoração e acalmando as vias respiratórias. Os efeitos citados constituem, ainda, a base para compreender a eficácia geral sobre a renovação do sangue. 

Mediante a normalização das condições de digestão e a eliminação da autointoxicação intestinal, produz-se um efeito de descida da pressão sanguínea nos casos de hipertensão. Ao mesmo tempo, e por este mesmo efeito, melhora a circulação das coronárias e aumenta o rendimento do coração, o que não deve menosprezar-se porquanto afeta a capacidade de produção, o estado geral e o comportamento psíquico dos enfermos. 

Pôde-se mesmo comprovar experimentalmente em animais um efeito de igual força contra a esclerose. Mesmo os transtornos gastrintestinais nas tuberculoses resultaram beneficamente afetados (Zaffron), e este mesmo autor comprova uma melhoria quanto às condições de acidez do estômago.

Os efeitos vêm a coincidir com os do alho, de modo que se justifica perfeitamente a aplicação do alho de urso como substituto do alho; mas aquele tem de consumir-se fresco por ser mais difícil de conservar.

Utilização Como Remédio e Alimento -- 1. Em transtornos digestivos, diarréias e prisão de ventre, até de natureza infecciosa, catarro pulmonar e bronquial, dilatação pulmonar, hipertensão e esclerose, transtornos hepáticos e biliares, lombrigas intestinais e oxiúros, especialmente nas infecções, depuração de sangue e desintoxicação do organismo, sobretudo nas curas de primavera e enfermidades da pele por metabolismo defeituoso.

2. Como salada: as folhas tenras colhidas na primavera preparam-se simplesmente como salada para consumo. Nesta forma, o efeito depurativo no sangue será sumamente forte. Dispomos assim de uma típica salada silvestre para a cura de depuração de sangue na primavera.

3. Como condimento: cortadas em pedaços finos, as folhas tenras têm fácil emprego como condimento em saladas, sopas, molhos e guisados de legumes e alimentos crus. Em todas as ocasiões o alho de urso pode substituir o alho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário