Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Conheça os prós e contra usos do Agrião.

agrião é uma planta maravilhosa, também chamado de agrião-do-brejo, agrião-da-europa ou cardomomo-dos-rios, é uma planta comestível, usada em saladas e sopas, que tem também propriedades medicinais importantes.
 A ingestão desta planta irá ter benefícios no correto funcionamento e no tratamento de doenças no sistema digestivo, respiratório, urinário, cardiovascular, na pele, entre outros. Como vê, o uso do agrião na sua alimentação trará imensas vantagens na manutenção da sua saúde.

Quais são as propriedades medicinais do agrião?

O agrião é uma planta com um conjunto grande de constituintes importantes, tornando-a numa das plantas com mais potencialidades de ser usada medicinalmente. Iodo, ferro, fosfato, entre outros sais minerais, e ainda, um óleo essencial, são substâncias fundamentais para a saúde do organismo humano, e que estão presentes no agrião.
Dessa maneira, a utilização desta planta irá trazer os seguintes benefícios para a sua saúde: o agrião é descongestionante, expetorante, diurético, antisséptico, estimulante, cicatrizante, anti-inflamatório, depurativo, fortificante, entre outras características importantes para o bom funcionamento do organismo.

Quais as doenças para as quais o uso do agrião é aconselhado?

Devido às suas múltiplas características medicinais, o uso desta planta está indicada para um grande conjunto de doenças.
- Problemas respiratórios: Gripe, tosse seca, asma.
- Problemas digestivos: falta de apetite, dor de dentes, distúrbios digestivos.
- Problemas cardiovasculares: debilidade do coração, fraca circulação sanguínea.
- Problemas de ossos: artrite e reumatismo.
- Problemas de pele: caspaacne, dermatose.
- Outros problemas: gotaamenorreiaanemia, colite, diabetes, dispepsia, febre, icterícia, tuberculose, uremia, sífilis, pedras nos rins, varíola, verme, cistite, entre outras.

Como utilizar o agrião?

Além do seu uso na alimentação, poderá ainda usar esta planta em diversas receitas e remédios caseiros. Xaropes, chás e sucos, são as formas mais habituais, além das saladas e sopas. Neste artigo iremos apresentar um exemplo de como usar o agrião como forma de tratar um problema de saúde.
Assim, mostramos-lhe como fazer o suco de agrião, que será indicado para problemas respiratórios, como a tosse, a asma ou a bronquite. As propriedades descongestionantes e expetorantes são especialmente apropriadas para melhorar a respiração e limpar as vias respiratórias.

Suco de agrião

Para preparar este remédio caseiro, irá necessitar dos seguintes ingredientes: dois ramos de agrião e duas laranjas. Comece por descascar as laranjas e retirar-lhe os caroços. Depois, com a ajuda de um espremedor, tire o seu suco para um copo. De seguida, e depois de lavar muito bem os ramos de salsa, pique-a e coloque-a juntamente com o suco de laranja na liquidificadora. Bata tudo muito bem até obter uma mistura homogénea. Beba este suco três vezes ao dia, até sentir a respiração normalizada.

Contra indicações do agrião

Apesar das suas imensas vantagens para a saúde humana, e para um bom funcionamento do organismo, esta planta tem uma importante contraindicação. Devido à existência de determinadas substâncias, o seu uso exagerado poderá causar aborto prematuro em mulheres em início de gestação.
Assim sendo, todos os remédios caseiros à base do agrião devem ser evitados por grávidas. Há ainda pequenos efeitos colaterais da sua utilização a nível digestivo e urinário.
http://www.fotosantesedepois.com/agriao/

Nenhum comentário:

Postar um comentário