Classificação do Blog marialopesefitoterapia
O alecrim (Rosmarinus officinalis), também conhecido como rosemary, alecrim-do-campo, dentre outros nomes populares, é um pequeno arbusto muito comum na região do Mediterrâneo, sendo reconhecido há muitos anos para fins culinários e medicinais. Sendo uma das mais antigas ervas cultivadas pelo homem, o alecrim já foi usado em cerimônias religiosas na Roma antiga e Egito, assim como por herbalistas e médicos para ajudar no tratamento e cura de uma infinidade de doenças e desconfortos.
No século XVI, o médico Paracelso, fundador da bioquímica, já usava o chá de alecrim como um tônico para todo o corpo, incluindo o cérebro, coração e fígado. Hoje. o alecrim é reconhecido por suas poderosas propriedades antioxidantes e sua capacidade de tratar uma série de desconfortos e dores físicas.
Com base em um estudo da Nestle Research Center, o extrato de alecrim demonstrou ser capaz de inibir o ganho de peso em testes realizados em ratos, possivelmente devido à capacidade do extrato de alecrim servir para inibir a atividade da lipase. A lipase é uma enzima que o corpo usa para quebrar células de gorduras.
O extrato de alecrim também pode causar sensação de saciedade por mais tempo, vez que atrasa a digestão das gorduras. Os dados coletados em estudos com animais indicaram que o alecrim pode reduzir a glicose no sangue e os níveis de colesterol, ajudando no controle de peso. Os estudos com ratos indicaram que a suplementação de uma dieta rica em alecrim pode reduzir o peso do corpo por mais de 60%, em comparação com animais alimentados somente a dieta rica em gordura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário