Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

terça-feira, 1 de outubro de 2013

O vinho com as raízes de nó-de-cachorro é utilizado também pelas mulheres no período da menopausa

Blog Maria Lopes e a FItoterapia111

O Nó de cachorro (Heteropterys aphrodisiaca) tem propriedades tônicas, afrodisíacas e depurativas. É usada para ácido úrico, fortalecimento dos ossos, debilidades nervosas, anti-desintérica, doenças venéreas, males oftálmicos (catarata e conjuntivite), males uterinos, fortalecimento muscular e eczemas na pele.
 Uso medicinal:
É considerada uma planta com propriedades rejuvenescedoras. É famosa em Mato Grosso cachaça com raiz de nó-de-cachorro, tomada diariamente pelos pantaneiros. 
O vinho com as raízes de nó-de-cachorro é utilizado também pelas mulheres no período da menopausa.

 Formas de preparo:
70g do pó deve ser misturado a uma garrafa de vinho (depurativo do sangue), recomenda-se a dose de um cálice pequeno pela manhã deste vinho. 

O chá é indicado para agravos como diabetes, diarreia, gripe, infecções: intestinal e renal.
Como fazer: Coloque 2 colheres de sopa (folhas) para um litro de água.
Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos a partir do momento em que se inicia a ebulição, após esse tempo, retire do fogo e deixe repousando, tampada, por 10 minutos. Coe e está pronto para o uso. Tomar de 2 a 3 xícaras ao dia. 

Pó : Use uma colher de café de nó de cachorro em pó, misturado em 2 copos de água morna, adoçado a gosto. Toma-se 2 a 3  xícaras por dia. 


Princípios ativos:
Estão presentes nas raízes polifenóis, taninos condensados e hidrossolúveis, alcalóides, glicosídeos flavônicos, glicosídeos aromáticos simples, glicosídeos cardiotônicos e saponinas.

Informações complementares: 
Provenientes dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. A planta apresenta crescimento arbustivo. 
A inflorescência é racemosa, reúne flores perfeitas, amarelas.
Oferecem como recurso aos visitantes (abelhas, formigas e pulgões) pólen e óleo acumulado em glândulas presentes no cálice.
Os frutos são do tipo esquizocarpos ou sâmaras (simples, seco, indeiscente e pluricarpelar).Nó de Cachorro (<i>Heteropterys aphrodisiaca</i>)

Nenhum comentário:

Postar um comentário