Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Frutas indicadas para quem tem diabetes

diabetes  é uma doença causada pela falta de insulina, que é um hormônio produzido pelo pâncreas. Sua ausência resulta em uma falha do organismo na hora e absorver a glicose (açúcares), o que acaba fazendo com que a glicose se acumule no sangue, trazendo então vários prejuízos não só para a saúde, mas também para a vida da pessoa. Por isso, aspessoas que sofrem de diabetes precisam evitar ao máximo o consumo de alimentos que têm açúcar.
Frutas indicadas para quem tem diabetes
Imagem: Reprodução
É fácil para os diabéticos saber que tipo de alimento industrializado é permitido comer, afinal, na embalagem sempre vem dizendo se é composto por açúcar ou não (geralmente os que não têm açúcar são chamados de diet). Porém, essa seleção se complica quando nos voltamos para comidas naturais. Algumas frutas possuem uma alta concentração de frutose, que é o açúcar natural, e por isso devem ser evitadas. Porém, existe uma lista enorme de frutas que são permitias pelos nutricionistas e endocrinologistas no cardápio dos diabéticos. 
  • Maçã – as fibras presentes nesta fruta não só controlam a glicemia como também abaixam os níveis de colesterol ruim no sangue.
  • Cereja – esta fruta é antioxidante, antialérgico, anti-inflamatório e antiviral, por isso é mais uma super indicada para quem tem altos níveis de glicose.
  • Limão – um grande medo dos diabéticos é porque suas feridas são muito mais difíceis de sarar, o que pode resultar em hemorragias para cortes bobos. O limão atua justamente ai, impedindo hemorragias.
  • Abacate – além de não possuir açúcar o abacate ainda é rico em nutrientes que aumentam a produção do colesterol bom. Só não deve ser consumido em excesso, pois é uma fruta bastante calórica.
  • Coco – dentre as várias propriedades do coco está a de diminuir a nossa carga glicêmica.
  • Amora – rica em componentes que estimulam a produção e liberação de insulina pelo corpo, a amora é uma fruta muito indicada para o consumo. Porém não pode exagerar, pois ela também possui um alto índice de glicogênio.
  • Blueberry – esta fruta tem um grande poder antioxidante, o que impede a ação dos radicais livres.

Só um pouquinho pode?

É comum o discurso de que, aquelas frutas “proibidas” podem ser consumidas, desde que em quantidades moderadas. Isso é verdade, porém o problema é que a maioria dos diabéticos não sabe controlar essas “quantidades moderadas”. O consumo de uma fruta com alto índice de frutose pode ser saudável quando realizado em até no máximo duas vezes por semana – porções pequenas. Passar disso já pode tornar-se perigoso e aumentar a taxa de glicose no sangue.


Fonte: Frutas indicadas para quem tem diabetes 
http://www.remedio-caseiro.com/frutas-indicadas-para-quem-tem-diabetes/

Nenhum comentário:

Postar um comentário