Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

domingo, 27 de outubro de 2013

Inclua a tapioca no seu cardápio sem escapar da dieta

De origem indígena e típica das regiões do Norte e Nordeste, a tapioca invadiu as ruas, parques, feiras, restaurantes e lanchonetes de todo o país. Até na barraquinha mais modesta da esquina, amontoa gente em busca do sabor cheio de brasilidade.

Mas o que será que a tapioca tem de tão especial para deixar de ser um prato indígena e se transformar em febre nacional? Simples, a massa é feita à base de farinha de polvilho e água. Para Caio Bassoli, proprietário da Casa da Tapioca, em São Paulo, o segredo do sucesso está na variação de recheios que sua massa permite: "os mais de 50 sabores, entre combinações doces e salgadas, agradam a todos os bolsos e paladares. Não tem nada mais simples e gostoso", completa ele.

Embora seja saborosa, o problema é que a tapioca não é muito nutritiva e, se a combinação escolhida for muito calórica, a dieta fica abalada. Mas, para não passar vontade, a nutricionista Cristiane Ruiz dá dicas de como é possível encaixar a delícia no cardápio sem engordar.  
Tapioca- foto divulgação
Equilibre a tapioca 
Como é feita de farinha de polvilho e água, a massa da tapioca é pouco nutritiva. Uma porção de 50 gramas da massa tem 68 calorias e apenas 1,6 gramas de proteínas. "Ela é rica em carboidratos, o que faz dela, enquanto pura, uma alimentação pouco saudável", explica a nutricionista Cristiane Ruiz.

A dica é tentar compensar na escolha dos recheios, a deficiência nutricional da massa. Com o cuidado de não abusar nos ingredientes calóricos, que podem tornar a receita nutritiva e mais gorda também. Cristiane Ruiz sugere opções mais lights de recheio, como o de Romeu e Julieta light, feito com geleia de goiaba diet e queijo branco. (Veja a receita logo abaixo)  
Tapioca pede moderação
A nutricionista explica que a quantidade liberada para ingestão diária depende muito do gasto calórico de cada pessoa. Para não engordar, a regrinha é queimar mais energia do que a consumida durante dia. Outro ponto é que, em excesso, o sistema digestivo também sai prejudicado. "Tapioca não tem fibras e nutrientes que facilitam o trânsito intestinal, por isso, pode causar prisão de ventre e constipação. Já a azia, pode ser provocada pelo polvilho usado na massa", 
Confira combinações menos calóricas para quem não quer brigar com a balança
Queijo, orégano e manteiga (50 g): 366 calorias por porção
Frutas com geleia (50 g): 250 calorias por porção
Queijo fresco, peito de peru e tomate seco: 327 calorias por porção

Receita de tapioca 

Ingredientes da massa base
1 kg de polvilho doce
Água

Modo de preparo
Umedeça o polvilho com água, para dar uma liga e deixe na geladeira por 12 horas. Passe a massa numa peneira e misture uma pitada de sal. Separe uma pequena quantidade  da mistura e coloque em uma frigideira aquecida como se fosse uma panqueca, deixe a farinha ficar úmida e vire com uma espátula. Depois, basta espalhar o recheio escolhido em cima da massa base, dobrar ao meio e servir.

Recheios Salgados
Queijo, frango e requeijão Queijo, orégano e manteiga
Carne seca com cheddar e catupiry
Calabresa com queijo e cheddar
Quatro queijos
Leia mias: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10354-inclua-a-tapioca-no-seu-cardapio-sem-escapar-da-dieta

OBS: Pode-se usar a tapioca que se faz cuzcuz, passe a quantidade que desejar para fazer as tapiocas caseiras por uma peneira fina e umedeca apenas um pouco, somente para dar liga sem que fique quebradiça na frigideira.
A frigideira deverá estaraquiecida e se coloca a tapioca apenas para forrar a parte de baixo ou no tamanho e  espessura que se queira. Deixe por uns minutinhos e vire as tapiocas, recheio a gosto. . Maria Lopes. . 

Nenhum comentário:

Postar um comentário