Obrigada por sua visita.

Obrigada por sua visita.

domingo, 27 de outubro de 2013

O que você precisa saber sobre a a cerola


Nome científico: Malpighia glabra L. (M. punicifolia)

A acerola, originária do mar das Antilhas, América Central, possui uma coloração verde quando em desenvolvimento, passando ao amarelo, e finalmente ao vermelho escuro quando maduro, levando aproximadamente 22 dias desde a floração até a maturação. A forma do fruto em geral é oval, o tamanho de 1 à 3 cm, e o peso de 2 a 16g. O tamanho do fruto varia em função do potencial genético da planta ou tratos culturais. 
A acerola é amplamente cultivada nas regiões nordeste e sudeste do Brasil, e devido à forte demanda nutricional, aliada às condições climáticas favoráveis do país, tem gerado oportunidades importantes para o cultivo, processamento e comercialização desta fruta. A aceroleira ganhou grande importância nos anos 40, quando foi descoberto que seus frutos possuíam alto teor de vitamina C. A árvore é bastante rústica e desenvolve-se bem em clima tropical e subtropical. O excesso de chuvas pode provocar a produção de frutos aquosos, pobres em açúcares e vitamina C.

Cada cem gramas de polpa de acerola passa ao organismo humano em média 900 a 1400 mg de vitamina C. Isso representa 100 vezes mais vitamina que o limão e a laranja, 20 vezes mais que a goiaba e 10 vezes mais que o caju e a amora. Isso fez com que ela fosse conhecida nas Antilhas, seu lugar de origem, como ’milagre vegetal’. O consumo sob a forma in natura é mais indicado que de polpa, devido às perdas vitamínicas e alteração no teor de fibras que ocorrem durante o processamento.

A acerola é rica também em pró-vitamina A, como o beta-caroteno e outros carotenóides, que participam como antioxidantes no sistema biológico. Algumas pessoas utilizam a fruta como um auxílio em, casos de gripe, afecções pulmonares, doenças do fígado, nasais e gengivais.
Outra ação da acerola é no combate à anemia ferropriva (por falta de ferro). A vitamina C contida na fruta atua sob o ferro dos vegetais, melhorando sua absorção e tornando-o mais eficiente no combate a esta carência.

A acerola tem uma ampla utilização gastronômica, podendo ser usada para fazer sucos, doces, sorvetes, geléias, pastas, balas e licores.

Composição nutricional da acerola:
 Quantidade
Energia
(kcal) 
 Ptn
(g)
Lip
(g) 
Carb
(g) 
Fibra
(g) 
Cálcio
(mg) 
Fósforo
(mg) 
Ferro
(mg) 
Vit.C
(mg) 
 100 g
 33
 0,9
 0,2
 8,0
 1,5
 13
 9
 0,2
 941,4
 1 unidade
(10g)
 3,3
 0,09
0,02 
0,8 
0,15 
1,3 
 0,9
0,02 
94,14 

Referências:
Enciclopédia Delta Universal - Vol.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário