O Óleo de melaleuca é uma substância obtida da extração do arbusto típico do nordeste australiano, de mesmo nome, com propriedades aditivas de defesa do sistema imunológico, combatendo bactérias, vírus e fungos.
Seus benefícios foram descobertos por antigas tribos australianas, que utilizavam sua seiva para cicatrizar ferimentos.
Existem registros de sua utilidade em 1920 e durante a Segunda Guerra Mundial.
É uma substância que pode substituir muitos produtos industrializados, e até a própria indústria deu início a fabricação de produtos à base do óleo, devido a sua eficácia medicinal e cosmética, além de não ser tóxico.
Sua utilidade é quase multiuso, pois funciona como um ótimo anti-séptico, podendo substituir os antibióticos normais. Um fato curioso é que ele pode ser usado no tratamento de doenças venéreas, tais como candidíase e herpes.
O óleo pode ser utilizado de forma doméstica no tratamento de:
- Acnes
- Verrugas
- Sarampo
- Pele oleosa
- Bolhas
- Queimaduras
- Micose
- Pé de atleta
- Aftas
- Assaduras
Existem shampoos com 5% do óleo de melaleuca em sua composição, que auxiliam no combate à caspa, seborréia ou queda de cabelo, problemas causados por bactérias e fungos. Também está presente em clínicas odontológicas, pois auxilia no controle de infecções bucais causadas por bactérias.
Outra boa dica é utilizá-lo no tratamento de pele dos cães e gatos com micoses, que estão sempre expostos a germes e é difícil o controle desses animais. O óleo funciona protegendo-os da contaminação diária com esses microrganismos.
Como usar?
No caso de problemas com a pele, deve-se usar o óleo de melaleuca diretamente na área agredida, massageando para que ele possa penetrar nos poros e realizar a limpeza das secreções. Em caso de picadas de insetos, fazer o mesmo, sempre pressionando para óleo realizar a limpeza interna da região.
O óleo de melaleuca não pode ser usado oralmente, sua eficácia está em agir diretamente sobre as agressões e a sua ingestão pode ser perigosa.
Fonte: Óleo de melaleuca – propriedades http://www.remedio-caseiro.com/oleo-de-melaleuca-propriedades/
Nenhum comentário:
Postar um comentário